O dedo em gatilho é uma inflamação que acomete o tendão flexor dos dedos da mão, cuja causa ainda não foi bem estabelecida. Assim sendo, essa patologia prejudica principalmente a flexão (dobra) do dedo afetado, causando bastante desconforto e limitação da mobilidade. No post de hoje, falaremos mais sobre esse tipo de problema, suas causas e tratamento. Acompanhe!
Conforme dissemos, na maioria dos casos de dedo em gatilho, as causas são incertas, embora muitas pessoas atribuam o surgimento da patologia aos movimentos repetitivos. Ou seja, as atividades realizadas no dia a dia podem ser as causas do problema.
Geralmente, o problema ocorre em homens e mulheres, em qualquer faixa etária. Porém, existe uma predisposição um pouco maior em pacientes do sexo feminino, que podem desenvolver os sintomas com mais facilidade.
Para que seja obtido um diagnóstico preciso, é necessária a realização de avaliação clínica, feita pelo médico ortopedista especialista em cirurgia da mão. Pode haver a necessidade de complementação com exames, sendo mais comuns a ultrassonografia e ressonância magnética da mão.
Existem três modalidades de tratamento: O mais simples, o intermediário e o cirúrgico. Seja qual for a modalidade escolhida pelo médico, todas elas possuem o objetivo de aliviar a dor e permitir o movimento adequado do dedo.
O tratamento simples, na maioria das vezes, é feito à base de reabilitação e medicações. O intermediário envolve a aplicação de uma medicação no local afetado, chamada de infiltração peritendíena, que nada mais é que uma injeção de corticoide na região afetada.
Já a modalidade cirúrgica é responsável pela desobstrução da passagem do tendão, ou seja, realiza a liberação do tendão (tenólise) cirurgicamente. Após o procedimento cirúrgico, a fisioterapia pode ser de grande importância para recuperação mais breve e controle de dores e inchaços, típicos do pós operatório.
O que achou do conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre o dedo em gatilho? Deixe um comentário abaixo!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico