Início » O que é Dedo em Gatilho? Entenda as causas e descubra como tratar


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 09/10/2020 por Dr. Fernando Moya

O que é Dedo em Gatilho? Entenda as causas e descubra como tratar

O dedo em gatilho é uma inflamação que acomete o tendão flexor dos dedos da mão, cuja causa ainda não foi bem estabelecida. Assim sendo, essa patologia prejudica principalmente a flexão (dobra) do dedo afetado, causando bastante desconforto e limitação da mobilidade. No post de hoje, falaremos mais sobre esse tipo de problema, suas causas e tratamento. Acompanhe!

A imagem mostrar uma mão com o dedo anelar dobrado e os outros dedos esticados.

Quais as causas do dedo em gatilho?

Conforme dissemos, na maioria dos casos de dedo em gatilho, as causas são incertas, embora muitas pessoas atribuam o surgimento da patologia aos movimentos repetitivos. Ou seja, as atividades realizadas no dia a dia podem ser as causas do problema.

Geralmente, o problema ocorre em homens e mulheres, em qualquer faixa etária. Porém, existe uma predisposição um pouco maior em pacientes do sexo feminino, que podem desenvolver os sintomas com mais facilidade.

Para que seja obtido um diagnóstico preciso, é necessária a realização de avaliação clínica, feita pelo médico ortopedista especialista em cirurgia da mão. Pode haver a necessidade de complementação com exames, sendo mais comuns a ultrassonografia e ressonância magnética da mão.

O tratamento

Existem três modalidades de tratamento: O mais simples, o intermediário e o cirúrgico. Seja qual for a modalidade escolhida pelo médico, todas elas possuem o objetivo de aliviar a dor e permitir o movimento adequado do dedo.

O tratamento simples, na maioria das vezes, é feito à base de reabilitação e medicações. O intermediário envolve a aplicação de uma medicação no local afetado, chamada de infiltração peritendíena, que nada mais é que uma injeção de corticoide na região afetada.

Já a modalidade cirúrgica é responsável pela desobstrução da passagem do tendão, ou seja, realiza a liberação do tendão (tenólise) cirurgicamente. Após o procedimento cirúrgico, a fisioterapia pode ser de grande importância para recuperação mais breve e controle de dores e inchaços, típicos do pós operatório.

O que achou do conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre o dedo em gatilho? Deixe um comentário abaixo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.