O que é mialgia e quais são as causas?

O que é a mialgia?

Conhecida também como ‘dor muscular’, a mialgia não é considerada uma doença ou um distúrbio, mas sim um sinal de um problema que pode estar associado a algumas outras condições. Por exemplo, a dor no músculo da mão, que pode ser desde um leve problema que desaparece após alguns cuidados, até uma doença mais grave.

Mesmo não sendo vista como um problema mais grave, a dor na mão poderá atingir todo o tecido muscular, e causar bastante incômodo ao indivíduo, dificultando até mesmo os seus movimentos.

Quer saber mais informações sobre a mialgia e quais são as suas principais causas? Continue nos acompanhando. Preparamos este artigo para te ajudar a eliminar algumas dúvidas.

 

Mialgia: principais causas

Entre as causas mais comuns da mialgia nas mãos estão: a tensão, o estresse ou lesões causadas por algum trauma ou uso excessivo dos músculos em alguma atividade. Também é muito comum, por exemplo, que a dor na mão seja causada pela digitação em excesso, tanto em computadores quanto em celulares.

Geralmente, a mialgia surge através da repetição intensa de movimentos, como na digitação, ou pela realização frequente de exercícios, que pode ocorrer devido à prática de algum esporte, tais como vôlei, tênis, basquete, entre outros.

Conforme dito anteriormente, a mialgia pode estar associada a alguma doença mais grave. Neste caso, pode ser a artrite na mão (doença inflamatória crônica), a síndrome do túnel do carpo, ou ainda a tendinite na mão.

Veja também: O uso excessivo do celular e a tendinite: qual a relação?

 

Sintomas e grupos de risco

O principal sintoma da mialgia é a dor na mão e no músculo. Geralmente, a dor é aguda e pode surgir junto a espasmos ou fraqueza na mobilização. Esse sintoma costuma aparecer rapidamente e desaparecer na mesma frequência.

Pessoas de todas as idades, que praticam ou não exercícios físicos, fazem parte do grupo de risco de mialgia. Mas, o problema é muito mais frequente entre pessoas que trabalham no computador, digitando, e as que passam horas seguidas no celular.

É recomendado também que os atletas que praticam esportes com as mãos estejam atentos aos riscos, pois a mialgia se trata de uma inflamação que pode evoluir para um estágio mais grave / crônico. Portanto, é fundamental consultar o médico especialista.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta