O cisto sinovial é uma alteração extremamente benigna e muito comum que acontece na mão e no punho. Clinicamente, esses cistos serão percebidos como pequenas nodulações, abaulamentos que podem ocorrer tanto no dorso do punho, quanto na parte de baixo, na parte volar.
Mas também pode acontecer na base e na ponta dos dedos, então existe uma série de apresentações, mas todas variantes do mesmo tema.
Cistos são pequenas bolsas com líquido dentro. Esse líquido é um líquido muito próximo do que existe dentro das articulações, e daí o nome sinovial. Em muitos casos, esses cistos sinoviais podem ter diversos caminhos, ou seja, podem tanto aumentar de tamanho, quanto diminuir ou sumir sozinhos, ou podem continuar persistindo.
Como parte da investigação, é sempre interessante realizar alguns exames subsidiários, como raios-X e ultrassons, para confirmar esses diagnósticos. Estas são as alterações mais comuns e mais frequentes, porém em alguns casos podem não ser confirmados.
Quando o diagnóstico é confirmado, uma das primeiras coisas a serem feitas é observar o quadro do paciente. Pode ser que o cisto suma sozinho ou pode ser que ele perpetue.
Quando se fala em tratamento invasivo, significa que ele é um pouco mais agressivo e será divido em duas modalidades: as funções e drenagem em determinados cistos, cujas indicações são bem específicas, ou o tratamento cirúrgico.
Muito se pergunta a respeito da recuperação desse pós-operatório. Geralmente, não é nada complexo. Claro que varia de pessoa para pessoa, de tamanhos de cistos e localizações, mas em geral essa recuperação é bem tranquila.
No final das contas, a cicatrização da pele, o controle de dor, controle de edema, e a recuperação funcional, que geralmente se dá em torno de 14 a 20 dias, são priorizados.
O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário
Compartilhe nas redes sociais!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico