O que é: Pseudoartrose de Escafoide

 

O que é:

Pseudoartrose de Escafoide é uma falha da cicatrização de um dos ossos do punho, que é o escafoide. Ter pseudoartrose se refere justamente a essa falta de cicatrização, é uma condição normalmente decorrente de uma fratura mal cuidada. É uma fratura que não consolidou de uma maneira mais constatada.

Em cerca de 40% dos casos, existe uma chance dessa fratura não cicatrizar, mesmo fazendo tratamento adequado. Isso se deve, muitas vezes, pela própria anatomia local, ou seja, pela própria distribuição do suprimento vascular deste osso.

Como chegar nesse diagnóstico?

Existem vários exames que são indicativos, muitas vezes com um raio-x simples a gente já pode ter uma boa ideia, as tomografias computadorizadas e ressonância magnética. São métodos interessantes para análise de pseudoartrose. São métodos importantes para podermos qualificar e classificar essas pseudoartroses.

Veja mais sobre lesões traumáticas!

Tratamento:

Geralmente não terá outro método de tratamento, normalmente irá requerer algum tratamento cirúrgico. É um processo longo de tratamento, não é uma patologia que iremos tratar e você terá uma resposta de bate-pronto, é uma coisa que dá um pouco de tempo, é mais trabalhosa, mas sim, existe cura.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

agsdi-whatsapp
Share This