Início » O que pode causar o formigamento das mãos?


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 21/08/2020 por Dr. Fernando Moya

O que pode causar o formigamento das mãos?

Nossos braços e nossas mãos apresentam uma quantidade grande de terminações nervosas. Talvez você não saiba deste detalhe, mas quando esses nervos estão alterados de alguma maneira, uma das alterações percebidas pode ser a sensação de formigamento nas mãos. Na maioria das vezes, essa não é uma condição considerada grave, mas esse sintoma pode estar associado à outras doenças ou alterações.

No post de hoje, vamos falar mais sobre esse assunto, e citar as possíveis causas do formigamento das mãos. Acompanhe a seguir!

Identificando as causas do formigamento

Provavelmente, você já notou algum formigamento das mãos, e sabe o quanto essa situação é incômoda e desconfortável. Em geral, o formigamento é uma consequência da compressão de um nervo ou de alguma alteração circulatória.

E essa sensação apresenta diversas causas, que podem ser consideradas normais, como por exemplo, quando se dorme por cima do braço, ou quando o cotovelo é pressionado em uma superfície dura, comprimindo assim os vasos sanguíneos ou nervos periféricos.

Mas, também existem outros fatores que podem levar ao formigamento das mãos. Abaixo, listamos algumas:

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é um dos problemas mais comuns, e muito associado à dormência das mãos, e sim, é possível dizer que essa é a neuropatia mais frequente quando se trata de alterações nos membros superiores.

Infarto Agudo do Miocárdio

Esse é um dos casos que mais preocupam e devemos considerar que, um dos sintomas do Infarto agudo do miocárdio (IAM) é o formigamento das mãos, normalmente se estendendo para o braço, principalmente o esquerdo. Essa é uma emergência, portanto fique atento!

Diabetes

Diferente do IAM, o formigamento das mãos é um dos sintomas mais comuns desta doença, pois o fluxo sanguíneo se torna insuficiente, dificultando a circulação, isso provoca tal sintomas.

Falta de vitamina

Vitaminas como E, B1, B6, B12 e niacina são as que podem resultar no formigamento, pois são responsáveis pelo bom funcionamento dos nervos, ou seja, é necessário mantê-las para que o problema não se torne mais grave.

Também podemos citar o mau funcionamento da tireoide como uma das causas, que além do cansaço e ganho de peso, também pode deixar as mãos formigando.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + quatro =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.