Metacarpo é o ossinho que conecta o punho, que é a região entre o antebraço e a mão, e justamente. Então são as estruturas, geralmente, tubulares e que sofrem, eventualmente, com lesões, com traumas principalmente para regenerar essas lesões.
Então as fraturas são diversas, dependendo do tipo de lesão, do tipo de queda, do tipo de impacto vai produzir um determinado tipo de fratura e, dentro dessas fraturas, existem aquelas que vão ter uma característica mais instável e aquelas que estão mais estáveis, e a diferença basicamente é que:
Estáveis: às vezes, se admite um tratamento mais conservador, ou seja, usar uma proteção, uma tala de gesso, um imobilizador, as vezes pode ser suficiente.
Instáveis: acabamos, infelizmente, tendo que optar por algum tratamento corretivo, seja uma cirurgia, ás vezes, menos invasiva com colocação de pinos, ou as vezes cirurgias até um pouco mais delicadas que incluem colocação de placas, de parafusos para poder obter uma estabilização e justamente para evitar as sequelas.
Essas fraturas podem levar a consequências? Podem levar a sequelas? Sim. Se você tem uma fratura que não cicatrizou de maneira adequada, ou mal alinhada, você pode ter prejuízos mecânicos, ou seja, ter limitação para o movimento dos seus dedos, ou seja, dependendo da característica fratura, e ela não fica bem corrigida, você pode ter uma perda de movimentação.
Ok? Bom, esse é um apanhado geral das lesões de metacarpo traumáticas. Espero que tenha sido útil o vídeo. Não deixe de curtir e comentar aqui.
Se você tem alguma dúvida, se tem alguma questão relacionada a fraturas de metacarpo, não deixe de comentar.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico