Os Metacarpos e as suas Lesões

Atualizado em: 11/03/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

Início » Os Metacarpos e as suas Lesões

O que é o metacarpo?

Metacarpo é o ossinho que conecta o punho, que é a região entre o antebraço e a mão, e justamente. Então são as estruturas, geralmente, tubulares e que sofrem, eventualmente, com lesões, com traumas principalmente para regenerar essas lesões.

Então as fraturas são diversas, dependendo do tipo de lesão, do tipo de queda, do tipo de impacto vai produzir um determinado tipo de fratura e, dentro dessas fraturas,  existem aquelas que vão ter uma característica mais instável e aquelas que estão mais estáveis, e a diferença basicamente  é que:

Estáveis: às vezes, se admite um tratamento mais conservador, ou seja, usar uma proteção, uma tala de gesso, um imobilizador, as vezes pode ser suficiente.

Instáveis: acabamos, infelizmente, tendo que optar por algum tratamento corretivo, seja uma cirurgia, ás vezes, menos invasiva com colocação de pinos, ou as vezes cirurgias até um pouco mais delicadas que incluem colocação de placas, de parafusos para poder obter uma estabilização e justamente para evitar as sequelas.

Relacionados ao tema

Consequências e Sequelas

Essas fraturas podem levar a consequências? Podem levar a sequelas?  Sim. Se você tem uma fratura que não cicatrizou de maneira adequada,  ou mal alinhada, você pode ter prejuízos mecânicos, ou seja, ter limitação para o movimento dos seus dedos, ou seja, dependendo da característica fratura, e ela não fica bem corrigida, você pode ter uma perda de movimentação.

Ok? Bom, esse é um apanhado geral das lesões de metacarpo traumáticas. Espero que tenha sido útil o vídeo.  Não deixe de curtir e comentar aqui.

Se você tem alguma dúvida, se tem alguma questão relacionada a fraturas de metacarpo, não deixe de comentar.

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.