Início »
Dr. Fernando Munhoz Moya
GoogleMyCitations
CRM: 112.046
Atualizado em: 21/08/2020 por Dr. Fernando Moya
Os tipos de fraturas de metacarpo

A mão humana é composta por cinco metacarpos. Quando um deles sofre um trauma na mão, pode ocorrer uma fratura de metacarpo, conhecida por ser uma lesão óssea que, dependendo da sua característica, pode ser tratada de uma forma mais simples ou pode, em outras vezes necessitar de um tratamento cirúrgico.
As fraturas de metacarpo podem ocorrer em pessoas de todas as idades, sendo os jovens os mais propensos. Existem vários tipos de fraturas do metacarpo, incluindo algumas bem específicas, que abordaremos neste post. Continue nos acompanhando!
Metacarpos e suas principais fraturas
Começamos dizendo que, uma das fraturas mais comuns é a do quinto metacarpo, sendo que, em geral, as regiões que podem ser afetadas são a diáfise, a metáfise, a cabeça, a metáfise proximal e fratura com luxação.
Entre os tipos de fraturas, os principais são:
Trauma direto
Geralmente, acontece quando a mão sofre uma forte pancada, de alta energia, provocada por uma porta ou objetos sólidos.
Trauma axial com abdução de polegar
Chamada também de fratura Bennet, o polegar sofre com uma abertura e uma lesão na base do primeiro metacarpo.
Trauma axial de mão fechada
Ocorre devido ao movimento de soco, que transfere um alto impacto para a mão.
Acidentes de trânsito e também quedas de um modo geral podem provocar fraturas de metacarpo.
Características mais específicas
Fratura do colo do metacarpo
Geralmente atinge o quarto e o quinto metacarpos, e pode ser desviada em função da fragmentação óssea. É possível uma recuperação e cicatrização sem a necessidade de cirurgia. Basta somente uma imobilização até atingir a consolidação.
Fratura de diáfise do metacarpo
Um tipo de fratura que pode acontecer de três maneiras: transversa, oblíquas e fragmentada. Neste caso, os tratamento são variados, de acordo com a característica da fratura, podendo ser desde de tratamento conservador até necessitar de cirurgia corretiva
Fratura da cabeça do metacarpo
Pode atingir qualquer dedo, mas o dedo indicador é o mais afetado. Causa perda do movimento harmônico da articulação entre a falange proximal e o metacarpo. O tratamento dependerá do tipo de fratura, sendo feito com muitas vezes com parafusos ou pinos, e de algumas semanas de imobilização para complementar.
Agora que você já sabe que existem vários tipos de fratura de metacarpo, fique atento (a), e caso perceba qualquer sintoma da doença, consulte o médico especialista em mãos.
Tenossinovite de Quervain: o que é
Conheça as causas, o tratamentos e como prevenir a Tenossinovite de Quervain. E qualquer sinal da patologia, procure seu médico.
O que é Rizartrose?
A Rizartrose é facilmente identificada somente nos casos mais avançados, mas no estágio inicial ela precisa de exames mais específicos. Entenda melhor essa doença que precisa ser tratada, confira!
O que é pseudoartrose do escafoide? Entenda!
Pseudoartrose de escafoide é uma falha na cicatrização de um dos ossos presentes no punho. Descubra quais são as causas, sintomas e como tratar esse tipo de problema!
Por Dr. Fernando Moya.
CRM 112046
Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.
0 comentários