Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Pós-operatório das Lesões dos Tendões Flexores

Atualizado em 24/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Algumas perguntas foram feitas em meu canal do Youtube sobre lesões do tendão flexor e usei esse vídeo para respondê-las. Confira!

Quanto tempo demora a cicatrização?

Em geral, a cicatrização de tendão demora cerca de 6 (seis) semanas. Porém, depende de cada tipo de lesão, se foi feito reparo e, principalmente, se o reparo ficou estável ou não.

Existe uma série de alternativas que levam a cicatrização para um tempo mais curto ou mais prolongado. Mas dentro das lesões clássicas do tendão flexor, isso ocorre ao redor da 6ª (sexta) semana.

A maioria dos protocolos mais modernos indica que a reabilitação do tendão deve ser iniciada mesmo antes de obter uma cicatrização completa da lesão. Isso é feito para evitar complicações, assim como as aderências que podem se formar entre os tendões e o túnel osteofibroso.

Para entender um pouco melhor sobre a relação do tendão flexor com a parte óssea e por que a mobilização precoce é indicada, assista ao vídeo (2:00 ao 3:03).

Quais os cuidados que devo ter após a cirurgia?

O cuidado primordial é a mobilização precoce, mas o paciente deve sempre ouvir um médico assistente porque cada caso tem suas características próprias.

Mas, conceitualmente, a mobilização precocemente é indicada para evitar aderências e devemos cuidar da ferida operatória para não criar contaminações.

Vou ter sequela após a cirurgia?

Depende. Existem cirurgias mais simples, cirurgias mais complicadas, lesões mais simples e lesões mais complexas.

Se você tiver uma lesão que precisa de complementação, como o enxerto, ou uma lesão localizada onde ficam as polias, obviamente são lesões que tendem a ter mais complicações com limitação de mobilidade.

Infelizmente não temos como falar quais regiões são mais propícias para complicações, mas existem aquelas que são mais complicadas do que outras.

Lembrando que esse é um panorama geral da lesão de tendão flexor. Espero ter atendido todas as pessoas que mandaram dúvidas. E se você tiver outras, deixe nos comentários.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico