Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Pseudoartrose de escafoide: Como tratar?

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 4 min.

Pseudoartrose de escafóide é uma falha na cicatrização de um dos ossos do punho. Esse pequeno osso sofre com particularidades que atrapalham muitas vezes a sua consolidação. Podemos dizer então que essa é uma condição, muitas vezes, decorrente de uma fratura mal cuidada, ou por características do próprio indivíduo ou até mesmo pelos seus hábitos.

Mas, você sabe qual o tratamento adequado para pseudoartrose de escafóide? Continue nos acompanhando para descobrir!

A imagem mostra uma mulher com a mão direita segurando o punho da mão esquerda.
Pseudoartrose de escafoide: Como tratar? 2

Quais as causas do problema?

Conforme dissemos, o escafóide é um osso que pertence ao carpo, com uma grande incidência de fraturas. A depender do tipo de fratura existem maiores ou menores predisposições a desenvolver a pseudoartrose. Isso principalmente se deve a uma característica de seu suprimento de sangue (que é um pouco deficiente) – um fator primordial para cicatrização óssea.

Esse fato, associado muitas vezes com a não detecção da lesão precocemente, bem como tratamento inadequado da mesma, levam ao retardo de consolidação, responsável pelo aumento do tempo de união do osso, e também à pseudoartrose de escafóide propriamente dita.

Entre as principais causas da pseudoartrose, podemos destacar:

Fatores biológicos

O escafóide tem por natureza um déficit de suprimento sanguíneo. Para aquelas pessoas que precisam tratar uma lesão para cicatrizá-la, o aporte sanguíneo é algo fundamental. Caso o paciente tenha certo déficit e limitação, essa área poderá não obter sucesso na cicatrização.

Deficiência na estabilização

Outra causa da pseudoartrose de escafóide é a deficiência de estabilização. Isto é, quando temos uma fratura, e a mesma não está bem posicionada ou alinhada. Ela sofre para poder cicatrizar.

Fatores externos

Hábitos como o tabagismo e consumo exagerado de bebidas alcoólicas podem interferir no processo de consolidação óssea

Existem sintomas?

No caso da pseudoartrose de escafóide, o indivíduo não apresenta sintomas específicos. Mas, normalmente, os principais sinais que podem indicar o problema são:

  • Dor na região afetada;
  • Perda de força nos movimentos;
  • Dificuldade de flexo-extensão do punho;
  • Edemas e/ou deformidades no punho.

Como é feito o diagnóstico?

Quando surgem sintomas como estes citados acima, o médico ortopedista especialista em cirurgia da mão deve ser consultado, para um diagnóstico mais preciso, que confirme o problema. Em muitos casos, o paciente procura atendimento médico somente meses após sofrer um trauma no punho, que a princípio, não havia dado muita atenção.

Então, podem ser indicados exames como:

Após a confirmação do diagnóstico, e o problema ser constatado, o médico indicará a melhor forma de tratamento para o paciente.

Como é feito o tratamento?

Chegamos a parte mais importante do nosso post de hoje. Uma vez constatada a pseudoartrose de escafoide, será indicada a melhor forma de tratamento para o paciente. E a resposta mais comum é que o tratamento cirúrgico será o caminho.

O tipo de cirurgia então dependerá do tipo de deficiência que a fratura escafoide produziu ou do tempo transcorrido e possivelmente alterações artríticas decorrente do processo.

Quando se trata, conceitualmente, de uma pseudoartrose sem desalinhamento, o que estará faltando é conceder estabilidade para a lesão. Neste caso, então, uma intervenção cirúrgica será indicada, que pode ser bem simples, com a passagem de um parafuso, o que será suficiente para que a lesão seja cicatrizada.

Já em casos onde existe desalinhamento entre as partes ou deformidades do escafoide, a recomendação não é somente a de estabilizar a lesão, mas também corrigir essa falha, algo que geralmente é feito com enxerto ósseo.

Nas lesões que acometem o pólo proximal, ou seja, a parte do osso que é mais próxima do antebraço, a cirurgia corretiva será um pouco mais delicada. Muitas vezes, será necessário realizar o procedimento de enxerto ósseo vascularizado com a fixação óssea.

E existem ainda os procedimento dedicados às lesões crônicas com aspectos degenerativo, que são os ditos de salvação. Estes últimos faremos um post específico com mais detalhes.

Claro, esses conceitos são gerais. É importante lembrar que cada lesão deve ser individualizada, para que seja proposto o tratamento adequado.

Nós conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre este tema? Conte-nos abaixo! E compartilhe o conteúdo!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico