Pseudoartrose de escafoide é quando o osso do escafoide, que fica localizado no carpo, ou seja, no punho, sofre uma fratura e não cicatriza como deveria.
Existem dois principais fatores que causam essa lesão.
Essa causa é biológica decorrente da insuficiência da circulação sanguínea, ou seja, o suprimento sanguíneo na região. Para que a cicatrização ocorra entre as partes fraturadas, é preciso ter um bom fluxo de nutrientes e oxigênio para o osso se restabelecer.
A estabilidade da mão é importante para juntar as duas partes e permitir que o corpo forme a comunicação entre elas.
Geralmente, a falha da cicatrização ocorre no terço médio do escafoide para a região mais próxima do punho, ou seja, do antebraço.
Na imagem ao lado, podemos ver que a pessoa teve uma fratura no terço médio do escafoide e no momento em que a foto foi tirada, ela está com esclerose nas bordas entre as partes fraturas. Isso é indício que a fratura é antiga.
Quanto mais perto do osso do rádio ocorre a fratura, maior o índice de pseudoartrose. Portanto, quanto mais perto da articulação do rádio, maior o índice de pseudoartrose, e quanto mais pra ponta, menor o índice.
Em geral, as pseudoartroses são indicadas para tratamento cirúrgico. Dificilmente essas lesões não precisam de algum reparo, reconstrução ou pelo menos uma alternativa de estabilização, porque isso causaria danos permanentes ao punho, como a aceleração de desgaste, dor e deformidade.
O tratamento só não é indicado quando se trata de uma pseudoartrose de segmentos não articular.
Na maior parte das vezes, o tratamento é cirúrgico e o método vai depender da personalidade de cada lesão. Temos métodos mais simples, como a estabilização local, e métodos mais complexos, como a enxertia óssea local com uso de enxerto próprio, sintético ou vascularizado.
O que achou do post de hoje? Deixe sua opinião nos comentários!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico