Talvez você já tenha ouvido falar sobre a órtese, mas se nunca precisou utilizá-la de fato, e se não sabe muito bem qual a sua função, esse texto busca esclarecer algumas dessas dúvidas.
Diferente de uma prótese, esse aparelho é usado temporariamente, sendo responsável por corrigir ou suprir alterações funcionais ou estruturais. Continue acompanhando nosso post de hoje para saber mais informações sobre o seu uso.
Conforme dissemos anteriormente, a órtese é um recurso muito utilizado na ortopedia, em especial na cirurgia da mão e tem com algumas funções: dar suporte, melhorar o alinhamento e proteger as articulações. Uma das vantagens que esse item proporciona é que seu uso é provisório e normalmente removível, ao contrário da prótese, que normalmente é um recurso interno que substitui a função de um membro ou articulação que sofreram danos.
A indicação da órtese é feita pelo médico especialista que fará uma avaliação do paciente para indicar se é necessário utilizá-la ou não. Em casos de tendinite no punho ou tendinite na mão, a indicação deverá ser feita exclusivamente pelo médico ortopedista.
É importante lembrar que, muitas pessoas agravam suas condições por utilizar a órtese sem uma indicação médica, como por exemplo, o uso inadequado de munhequeiras.
Por isso, é fundamental sempre consultar o médico ortopedista, pois ele poderá avaliar o problema e baseando-se na gravidade da lesão, no tamanho e tipo mais adequado para a anatomia do paciente, poderá indicar qual será a órtese recomendada.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico