Início » Qual a função da órtese e como ela pode ser utilizada?


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 21/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Qual a função da órtese e como ela pode ser utilizada?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a órtese, mas se nunca precisou utilizá-la de fato, e se não sabe muito bem qual a sua função, esse texto busca esclarecer algumas dessas dúvidas.

Diferente de uma prótese, esse aparelho é usado temporariamente, sendo responsável por corrigir ou suprir alterações funcionais ou estruturais. Continue acompanhando nosso post de hoje para saber mais informações sobre o seu uso.

Características principais

Conforme dissemos anteriormente, a órtese é um recurso muito utilizado na ortopedia, em especial na cirurgia da mão e tem com algumas funções: dar suporte, melhorar o alinhamento e proteger as articulações. Uma das vantagens que esse item proporciona é que seu uso é provisório e normalmente removível, ao contrário da prótese, que normalmente é um recurso interno que substitui a função de um membro ou articulação que sofreram danos.

Indicação da órtese

A indicação da órtese é feita pelo médico especialista que fará uma avaliação do paciente para indicar se é necessário utilizá-la ou não. Em casos de tendinite no punho ou tendinite na mão, a indicação deverá ser feita exclusivamente pelo médico ortopedista.

É importante lembrar que, muitas pessoas agravam suas condições por utilizar a órtese sem uma indicação médica, como por exemplo, o uso inadequado de munhequeiras.

Por isso, é fundamental sempre consultar o médico ortopedista, pois ele poderá avaliar o problema e baseando-se na gravidade da lesão, no tamanho e tipo mais adequado para a anatomia do paciente, poderá indicar qual será a órtese recomendada.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.