Início » Reabilitação: com ou sem fisioterapia!


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 21/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Reabilitação: com ou sem fisioterapia!

Nós da ortopedia e da cirurgia de mão, entendemos que a cirurgia é uma etapa do tratamento e a reabilitação é fundamental, às vezes tanto quanto o procedimento em si.

Dentro da área da ortopedia, nós temos a fisioterapia como um principal aliado nesse processo de recuperação e de reabilitação, e também contamos com outro profissional que é o terapeuta ocupacional.

Existem diferenças na formação dos dois profissionais, mas ambos nos ajudam na recuperação e no processo de devolução do paciente para a sua rotina, ou seja, para a sua atividade do dia a dia.

Quando a reabilitação não é indicada?

Isso é bem raro. No caso das cirurgias, principalmente nas da parte óssea, ou no tratamento convencional, onde uma fratura será tratada no gesso ou na tala, é possível deixar a cicatrização inicial ocorrer primeiro.

Em casos de uma lesão tendinosa, eu costumo encaminhar na primeira semana para a reabilitação porque acho que quanto antes começar, melhor. Porém, cada caso é um caso e precisa ser bem investigado e avaliado.

Em linhas gerais, a fisioterapia, a reabilitação ou a terapia ocupacional são de fundamental importância.

Não existe muita contraindicação. Nós observamos os resultados diante desse procedimento e enquanto tiver tendo resultados positivos, vamos mantendo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 15 =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.