Os cistos sinoviais na mão e punho podem surgir em três locais diferentes, são eles, dorsal, volar e no dedo.
Os cistos de dedo podem aparecer logo antes de começar o dedo e no dedo propriamente dito, ou seja, na última articulação formando pequenas saliências.
As cirurgias mais comuns são àquelas feitas no punho. Na maioria das vezes, é possível optar por caminhos cirúrgicos por via aberta. A recuperação pós-operatória costuma ser relativamente tranquila.
Um corte é feito em cima do cisto, seja na posição dorsal ou volar, para executar a remoção do conteúdo dentro do cisto e cauterizar a raiz, que normalmente está conectada a articulação do punho em si.
Tecnicamente essa cirurgia não é tão agressiva e extensa. Então, a expectativa do pós-operatório é não ter uma recuperação tão complicada e dolorosa.
Nos primeiros dias, é possível esperar um pouco de dor, inchaço e limitação de mobilidade temporária, justamente por causa desse inchaço. A nossa principal preocupação é com os desdobramentos relacionados à cicatriz em si.
Principalmente quando a gente fala dos cistos dorsais, existe uma grande preocupação em relação à aderência, ou seja, a formação de uma cicatriz que se aprofunda na região dorsal do punho, e quando não tratada adequadamente, acaba limitando a mobilidade, mesmo que temporariamente.
Portanto, um dos maiores cuidados da cirurgia é manter essa cicatriz livre de aderências para que não haja nenhum prejuízo adicional ao término do tratamento cirúrgico, ou seja, da recuperação pós-cirúrgica.
Em relação aos outros cistos, a gente tem cicatrizes que trazem menos preocupações e acabam tendo menor prejuízo de aderência.
Os cuidados são os mesmos com a maioria das feridas, ou seja, manter um tempo protegido, evitar exposição a ambientes sujos ou contaminados, e depois temos uma preocupação estética que é evitar a exposição solar para deixar essa cicatriz menos desagradável para o paciente.
Esse é um panorama geral das cirurgias relacionadas aos cistos sinoviais, principalmente nas cirurgias por via aberta.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico