Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Reabilitação do membro superior: Entenda como funciona

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O processo de reabilitação do membro superior é feito por um profissional especializado para tratar esse tipo de lesão, sendo feito por um terapeuta ocupacional, especializado em mãos.

terapia da mão é uma especialidade, que tem como objetivo reabilitar funcionalmente pessoas com algum tipo de acometimento motor e/ou neurológico.

A imagem mostra duas mãos abertas.

Como é feito o procedimento?

terapeuta da mão fará um trabalho em conjunto com o médico microcirugião de mãos e de outras especialidades, sendo de extrema importância essa troca de informações e condutas, auxiliando no processo de reabilitação do membro superior do paciente.

Após o encaminhamento do médico, será feita uma avaliação criteriosa sobre a lesão, áreas acometidas, amplitude de movimento, força muscular, sensibilidade, destreza, quadro álgico, edema, e dificuldades na realização das atividades diárias.

Serão oferecidas orientações ao paciente sobre a importância da reabilitação do membro superior, para auxiliar na sua recuperação, além do uso de alguns dispositivos de auxílio, como a órtese.

A função da órtese

órtese é feita sob medida no próprio paciente, sendo utilizado um material chamado termoplástico, que ao ser colocado na água com temperatura elevada “amolece”, sendo modelado no membro lesado.

As órteses auxiliam no posicionamento adequado do membro, ganho de amplitude de movimento e para prevenir lesões e deformidades. Sendo utilizada precocemente, pode diminuir até mesmo o tempo de reabilitação, caso utilizada adequadamente conforme a orientação do terapeuta e médico.

Após a avaliação será executado um plano de tratamento, baseado nos objetivos traçados, visando ganho de amplitude de movimento e força muscular, melhora da parestesia (sensibilidade), minimizar quadros álgicos, além dos cuidados cicatriciais de todos os tecidos lesionados.

Algumas patologias atendidas são:

  • Fraturas;
  • Luxações;
  • Lesões de tendões;
  • Nervos e ligamentos;
  • Dedo em gatilho;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Amputações;
  • Cistos sinoviais;
  • Síndrome da dor complexa regional (distrofia simpático reflexa) entre outras.

É extremamente importante que o paciente siga as orientações do médico e do profissional da reabilitação, auxiliando assim em uma melhora precoce, reduzindo o tempo de tratamento do membro lesionado.

Bruna Regiani da Costa

Terapeuta Ocupacional

www.tmdomiciliar.com.br

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico