Rizartrose é uma artrose que acomete a base do polegar, mais especificamente uma degeneração da articulação que acomete entre o trapézio (osso do punho) com o primeiro metacarpo (início do polegar).
A rizartrose é importante porque muito do que a gente tem de mobilidade do polegar provém dessa articulação. É uma articulação que nos permite dar firmeza e sustentação à pinça, que é obviamente um movimento muito corriqueiro em nosso dia a dia.
Essa degeneração da articulação pode vir principalmente de quadros de desgaste que acontecem ao longo do tempo, sequelas de acidentes, lesões ligamentares ou fraturas que acometem essa região.
Independente da maneira que ocorra, é um desgaste e degeneração, ou seja, alteração do revestimento de cartilagem dessa região, causando muita dor, deformidade e fraqueza.
Primeiro lugar é identificar e fazer alguns exames para justamente diagnosticar o problema e estadear em qual pé está essa lesão. A partir daí, podemos propor alguns tipos de tratamento, como o tratamento conservador que particularmente costuma ter bons resultados. Esse tratamento consiste em proteção local, uso de medicamentos específicos, boa reabilitação e adequação de coisas do dia a dia.
Tem casos que essa tática inicial não é muito favorável, assim podemos pensar em condutas cirúrgicas, ou seja, alternativas através de procedimentos, corrigir essa possível lesão aliviando os sintomas de dor e permitindo a retomada de uma boa mobilidade.
O que você achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico