Início » Sindactilia: o que é e tratamento


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 24/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Sindactilia: o que é e tratamento

O que é sindactilia?

Sindactilia é uma doença que causa deformidade nos dedos das mãos ou dos pés. Em geral, têm uma origem genética, ou seja, é um problema congênito.

 

Qual é a apresentação desse problema?

Vocês vão ver, principalmente, a união de dois dedos, ou seja, a falha na diferenciação entre os dígitos.

Por exemplo, principalmente na criança, podemos ver a apresentação de dois dígitos laterais unidos, dois dedos centrais unidos, às vezes os dois laterais e centrais unidos, é uma apresentação bastante variável.

Dentro dessa apresentação, existem as sindactilias completas e incompletas, ou seja, que atinge todo o dígito ou parcialmente; e existem as sindactilias complexas e simples, as simples são as uniões apenas pela falha de diferenciação da pele e as complexas envolvem as falhas de diferenciação, inclusive das estruturas ósseas e de tendões.

 

Tratamento:

Inicialmente, a gente faz essa divisão pra compreensão e planejamento de correção. Essas patologias são eminentemente cirúrgicas e de preferência nos estágios iniciais da vida, ou seja, não dá para a gente deixar para corrigir quando tiver 6 ou 7 anos.

Não é o ideal, até porque para fins de desenvolvimento da criança é importante ter a amplitude e a mobilidade plena dos dedos.

Veja também: Fibromatose palmar – o que é.

Então, quanto antes conseguirmos, melhor. Lógico que vamos propor isso a partir dos 6,12 ou 18 meses, a gente precisa discutir e ver qual é o melhor tempo para corrigir, mas sem dúvida antes dos 2 anos seria um prazo muito bom.

2 Comentários

  1. elizete da silva pereira

    Boa noite
    Dr, meu filho nasceu com sindactilia nos ultimos 02 digitos, foi feita cirurgia e alguns procedimentos, conseguirmos fazer a separação,porém os dedos ficaram deformados (enrolados para dentro da palma da mão) agora estou com alguns exames e laudo medico para passar em pericia no INSS, pois ele já ficou maior de idade e não consegue colocação no mercado de trabalho por conta da lesão.

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Olá, Elizete. Entendo a situação. Mande relatos após a perícia no INSS.

      Abraços.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − seis =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.