Sindactilia é uma doença que causa deformidade nos dedos das mãos ou dos pés. Em geral, têm uma origem genética, ou seja, é um problema congênito.
Vocês vão ver, principalmente, a união de dois dedos, ou seja, a falha na diferenciação entre os dígitos.
Por exemplo, principalmente na criança, podemos ver a apresentação de dois dígitos laterais unidos, dois dedos centrais unidos, às vezes os dois laterais e centrais unidos, é uma apresentação bastante variável.
Dentro dessa apresentação, existem as sindactilias completas e incompletas, ou seja, que atinge todo o dígito ou parcialmente; e existem as sindactilias complexas e simples, as simples são as uniões apenas pela falha de diferenciação da pele e as complexas envolvem as falhas de diferenciação, inclusive das estruturas ósseas e de tendões.
Inicialmente, a gente faz essa divisão pra compreensão e planejamento de correção. Essas patologias são eminentemente cirúrgicas e de preferência nos estágios iniciais da vida, ou seja, não dá para a gente deixar para corrigir quando tiver 6 ou 7 anos.
Não é o ideal, até porque para fins de desenvolvimento da criança é importante ter a amplitude e a mobilidade plena dos dedos.
Então, quanto antes conseguirmos, melhor. Lógico que vamos propor isso a partir dos 6,12 ou 18 meses, a gente precisa discutir e ver qual é o melhor tempo para corrigir, mas sem dúvida antes dos 2 anos seria um prazo muito bom.
O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico