Síndrome do pronador redondo: o que é e como tratar

O pronador redondo é um músculo localizado na região do antebraço. Graças a ele, é possível realizar o movimento de pronação, ou seja, virar a palma da mão para baixo, deixando-a voltada para o chão.

Basicamente quando, por algum motivo, esse músculo pressiona o nervo mediano, que tem funções específicas para mobilização de dedos e dá sensibilidade em boa parte da mão/dedos e antebraço, ocorre a síndrome do pronador redondo.

Um dos maiores problemas desta síndrome é que, dependendo da intensidade e persistência dos sintomas, a compressão do nervo pode dificultar a realização de determinados movimentos em tarefas do dia a dia, como fechar ou girar uma maçaneta.

E você sabe quais são os sintomas e qual o tratamento ideal para este tipo de problema? Continue lendo para entender essas informações.

 

Sintomas da síndrome do pronador redondo

A síndrome do pronador redondo apresenta, entre os sintomas mais comuns:

  • Formigamento na palma da mão e dedos;
  • Formigamento no antebraço;
  • Dificuldades para movimentar os dedos;Dor na região anterior do antebraço proximal;

Alguns desses sintomas são muito semelhantes aos da síndrome do túnel do carpo. Por isso, quando o médico especialista em mãos realiza o diagnóstico, ele sempre o fará baseado em exame físico / clínico e exames complementares, para ter uma confirmação doença.

Você sabe o que é formigamento nas mãos? Clique aqui!

 

Tratamento da síndrome do pronador redondo

A primeira opção de tratamento para a síndrome do pronador redondo é convencional, onde os médicos buscam melhorar o quadro sem a necessidade de intervenção cirúrgica ou qualquer outra ação que seja mais invasiva.

A reabilitação é uma das medidas mais recomendadas, pois ajuda a aliviar a dor e fortalecer a região afetada, além de ensinar o paciente a forma correta de realizar os movimentos, também como uma maneira de evitar o problema.

Somente em casos extremos é indicada a cirurgia, que será realizada com o objetivo de descomprimir o nervo mediano na altura do antebraço. São situações de exceção, mas há de fato uma perspectiva muito boa de melhora clínica.

Se você apresenta algum dos sintomas citados acima, não deixe de consultar o médico especialista em mãos.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta