A síndrome do túnel do carpo é a patologia que tem uma maior prevalência nas mãos em termos de alteração de sensibilidade, dormência, formigamento, portanto quando esse tema é discutido, invariavelmente acaba sendo uma das principais hipóteses diagnósticas.
Geralmente, na maioria dos pacientes, é possível encontrar uma alteração de 5 sensibilidades nas extremidades das pontas dos dedos, principalmente no polegar, no indicador e no dedo médio, e pode estar ou não associado a quadros dolorosos e sintomas que às vezes aparecem em período noturno.
Pode surgir também, após os exames clínicos, uma sensação estranha ao segurar ou manter o posicionamento das mãos e determinadas posturas.
Chegando a esse diagnóstico, existem algumas possibilidades de tratamento. Começando do mais simples até as modalidades de tratamentos mais conservadores.
O tratamento conservador para esta patologia consiste, basicamente, em algumas mudanças no dia-a-dia, evitando algumas posturas que são ditas de maior impacto pra esse nervo do punho. Podem ser tomadas medidas analgésicas como anti-inflamatória, corticosteroide, e se associar também a alguma maneira de reabilitação.
Neste processo inicial, seria realizada a fisioterapia tradicional ou a terapia ocupacional, que são modalidades de tratamento de reabilitação e mobilização neural da própria analgesia, das dores que o paciente pode ter.
É possível usar aparelhos no período noturno para a imobilização, como talas ou órteses, que são também muito recomendadas para um alívio dos sintomas, e com bons resultados.
Em linhas gerais, esse tratamento mais simples, infelizmente, possui um resultado não muito satisfatório, então o paciente terá uma expectativa de melhora apenas moderada. O outro ponto que se pode seguir, caso os anteriores não tenham dado certo, é o recurso cirúrgico
O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário
Compartilhe nas redes sociais!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico