Síndrome do túnel do carpo: o que é?

Atualizado em: 26/03/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

Início » Síndrome do túnel do carpo: o que é?

A síndrome do túnel do carpo é a patologia que tem uma maior prevalência nas mãos em termos de alteração de sensibilidade, dormência, formigamento, portanto quando esse tema é discutido, invariavelmente acaba sendo uma das principais hipóteses diagnósticas.

Diagnóstico:

Geralmente, na maioria dos pacientes, é possível encontrar uma alteração de 5 sensibilidades nas extremidades das pontas dos dedos, principalmente no polegar, no indicador e no dedo médio, e pode estar ou não associado a quadros dolorosos e sintomas que às vezes aparecem em período noturno.

Pode surgir também, após os exames clínicos, uma sensação estranha ao segurar ou manter o posicionamento das mãos e determinadas posturas.

Tratamento:

Chegando a esse diagnóstico, existem algumas possibilidades de tratamento. Começando do mais simples até as modalidades de tratamentos mais conservadores.

Relacionados ao tema

Tratamento conservador:

O tratamento conservador para esta patologia consiste, basicamente, em algumas mudanças no dia-a-dia, evitando algumas posturas que são ditas de maior impacto pra esse nervo do punho. Podem ser tomadas medidas analgésicas como anti-inflamatória, corticosteroide, e se associar também a alguma maneira de reabilitação.

Neste processo inicial, seria realizada a fisioterapia tradicional ou a terapia ocupacional, que são modalidades de tratamento de reabilitação e mobilização neural da própria analgesia, das dores que o paciente pode ter.

É possível usar aparelhos no período noturno para a imobilização, como talas ou órteses, que são também muito recomendadas para um alívio dos sintomas, e com bons resultados.

Em linhas gerais, esse tratamento mais simples, infelizmente, possui um resultado não muito satisfatório, então o paciente terá uma expectativa de melhora apenas moderada. O outro ponto que se pode seguir, caso os anteriores não tenham dado certo, é o recurso cirúrgico

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
2 Comentários
  1. Flávia Lázara de Souza Maicel

    Qual é o exame para constatar a síndrome do do túnel do carpo ou qualquer problema referente a sistema nervoso?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + um =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.