Síndrome do túnel do carpo: qual médico trata

 

Existem diversas especialidades médicas que tratam os mais diferentes tipos de problemas. Por isso, é muito comum que as pessoas fiquem em dúvidas sobre qual médico deve ser consultado quando apresentam algum tipo de problema ou sintoma.

O que podemos dizer é que, é fundamental identificar as estruturas orgânicas afetadas e os sintomas, para que então seja definido qual o melhor especialista para tratar cada caso. Por isso, a atuação dos Clínicos Gerais é fundamental para a triagem e encaminhamento dos pacientes.

No caso das pessoas que apresentam o quadro de síndrome do túnel do carpo, também fica essa dúvida sobre qual médico procurar. Por isso, preparamos este artigo para esclarecer quem é o especialista que pode tratar esse problema.

Continue lendo para saber e também conhecer os diferentes tratamentos adotados pelo especialista.

Os sintomas enganosos da síndrome do túnel do carpo

A sensibilidade dos dedos polegar, indicador, médio, e por vezes uma parte do anelar, é dada por um nervo que passa por um canal e se localiza no punho. Por este canal também passam outras estruturas, principalmente os tendões flexores dos dedos da mão. Essa passagem é pequena e rígida, portanto, qualquer pequena alteração na área pode produzir sintomas incômodos ou limitantes, impactando principalmente no funcionamento do nervo, que é uma estrutura mais delicada.

Nem sempre a pessoa que tem a síndrome do túnel do carpo sente dor, porque é mais comum manifestar o formigamento e a dormência, além da perda de força e dificuldade para realizar pequenas tarefas.
Por causa desse formigamento e dormência é bastante comum que as pessoas procurem primeiramente um médico vascular. Afinal, a crença que se tem é de que esse problema possa estar relacionado com alterações na circulação sanguínea.

Entretanto, as estruturas afetadas não são tratadas por essa especialidade médica. Por isso, é natural, também, que o médico vascular faça o encaminhamento do paciente para o profissional que realmente pode diagnosticar, avaliar e tratar a condição de forma mais assertiva.

Especialistas que tratam a síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é um problema relacionado ao mal funcionamento de um nervo específico, que produz sintomas na mão. Sendo assim, os especialistas que podem acompanhar e tratar essa condição são os neurologistas, neurocirurgiões e ortopedistas.

Até mesmo entre esses profissionais, existem alguns que não fazem o acompanhamento de quadros como esse. Isso porque é preferível que o médico seja especializado em cirurgias da mão ou nervos periféricos, já que em alguns casos é necessário o tratamento cirúrgico para reverter o quadro.

Por isso, ao perceber sintomas como dormência, formigamento, sensação de choque, dor, perda de força e dificuldade para movimentar os dedos e a mão, condições que se agravam durante a noite, é fundamental procurar por um desses especialistas.

O clínico geral também pode ser consultado, entretanto, ele fará o encaminhamento para o especialista, já que são necessários conhecimentos e experiência específicos para avaliar a gravidade de cada paciente e indicar o tratamento mais adequado.

Tratamentos para síndrome do túnel do carpo

Os tratamentos adotados para a síndrome do túnel do carpo variam de acordo com a necessidade de cada paciente. Quando os sintomas não são severos ou limitantes, é possível minimizar o desconforto e evitar a sobrecarga fazendo pausas das atividades para descansar as mãos e alongá-las, bem como outras possíveis alterações para conforto.

Compressas frias também são um excelente recurso para reduzir o inchaço e aumentar o conforto, mas há pacientes que precisam da proteção do punho com órteses para permitir que as estruturas se recuperem das agressões sofridas.
Em outros casos, é necessária a adoção de medicamentos que ajudem a aliviar a dor, a pressão sobre o nervo, o inchaço e a inflamação. Nos casos em que a síndrome se manifesta em função da artrite, também é necessário controlar essa doença para que os sintomas do problema sejam minimizados.

Os casos graves de síndrome do túnel do carpo são tratados com cirurgia, feita pelo neurocirurgião ou ortopedista especializado. O objetivo desse tratamento é trabalhar as estruturas do punho para minimizar a pressão sobre o nervo. Essa cirurgia pode ser endoscópica ou aberta, tendo resultados finais semelhantes.

A síndrome do túnel do carpo não é uma condição grave, mas pode causar limitações para as atividades laborais e tarefas rotineiras do indivíduo. Por isso, na presença de sintomas procure a ajuda de um especialista para diagnosticar o que está causando e proceder com o devido tratamento para recuperar a qualidade de vida.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112.046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

4 Comentários

  1. Deusely

    Boa tarde, síndrome do carpo tbm afeta os braços

    Responder
  2. Lanna Hirt

    Dr. Fernando Moya, sou uma filha desesperada com a dor das mãos da mãe. Ela foi diagnosticada com a Sindrome do Tunel do Carpo. Já fez cirurgia e a impressão que temos é que o problema só piorou. Preciso de socorro, aqui os médicos nem medicam mais, minha mãe já chegou ao ponto de pedir pra morrer por causa da dor ininterrupta. Por favor me ajude me de uma luz de o que fazer. Minha mãe tem 70 anos e tem insuficiencia renal leve, tem diabetes tipo 2 a mais de 10 anos e ainda tem a sindrome de Charcot. Somos do interior do Paraná.

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Olá, Lanna. É necessário procurar pelo ortopedista ou cirurgião mais qualificado da sua região para avaliar esse caso e indicar uma forma de tratamento adequada e oportuna. Infelizmente não conseguirei dar uma resposta mais objetiva, pois precisaria de todos os exames em mãos e acompanhamento médico. De qualquer forma, tenho um post completo sobre essa patologia e pode te ajudar a entender mais sobre o assunto, acesse o link: https://fernandomoya.com.br/patologia/sindrome-do-tunel-do-carpo/ Espero ter ajudado!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta