Tenorrafia é uma lesão de tendão. Os tendões são a parte final do músculo, que são prioritariamente os nossos motores, ou seja, tudo que a gente consegue fazer de movimento, a gente deve à organização músculo-tendão.
E também não podemos deixar de lado a integridade articular para poder fazer a movimentação. Portanto, esse é o conjunto de estruturas que determinam a funcionalidade motora.
Quando falamos de lesão do tendão dentro da área da Cirurgia de mão, estamos associando à lesão do tendão extensor e flexor.
As lesões do tendão extensor geralmente são provocadas por lacerações, ou seja, cortes feitos em qualquer parte do trajeto do tendão extensor, desde a região do antebraço até a parte final.
E existem as lesões por arrancamento, que são as de tração, que geralmente tem um outro mecanismo que leva à lesão em si.
Então, a depender do tipo de lesão, seja ela por laceração ou por arrancamento, a técnica que vamos aplicar é diferente.
Nas lesões por laceração, a gente faz a sutura que nada mais é do que dar ponto no tendão. Porém, usamos técnicas e fios específicos para a lesão de tendão.
Nas lesões por arrancamento, podemos utilizar uma técnica com o uso de um dispositivo que chamamos de parafuso âncora, que ajuda a fazer uma reconexão do tendão no osso através desse parafuso.
Em técnicas mais antigas, podemos fazer também uma transfixação do osso com a passagem de alguns fios pelo canal ósseo. É um procedimento mais grosseiro, mas funciona também.
A lesão do tendão flexor exige um reparo mais forte e mais firme. Em geral, usam-se fios específicos e técnicas detalhadas, mais do que as lesões do tendão extensor.
E principalmente temos que testar isso no pós-operatório, porque se você fizer uma correção inadequada, terá uma limitação de movimento.
Caso seja uma lesão antiga, uma lesão crônica, o cenário pode piorar um pouco, mas ainda assim existem recursos para tentar contornar essa situação.
É uma lesão que demanda um pouco mais e, principalmente, na reabilitação. Então, diferente do tendão extensor, que é um pouco mais complacente, ou seja, que admite um pouco mais de tempo de espera e cicatrização.
As lesões do tendão flexor exigem que a gente seja ágil, tanto na hora de atuar sobre a lesão, quanto no processo de reabilitação.
Portanto, converse com um bom especialista na área, alguém que tenha certa experiência com esse tipo de lesão. Isso vai te ajudar bastante e principalmente, vai agilizar o teu processo de recuperação.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico