Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Tomografia computadorizada de mão e punho: como é feito o exame?

Atualizado em 14/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

tomografia computadorizada pode ser utilizada para avaliar fraturas de mão e punho? A resposta é: sim! Este é um dos principais e mais importantes exames de diagnóstico, sendo responsável, também, pela identificação de alterações ósseas e degenerativas nesta região, além da avaliação de tecidos moles como tendões, bursas e músculos, porém sem um grau de detalhamento tão elevado. No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre este exame. Continue lendo para mais informações!

A imagem mostra o raio-x de uma mão.
Tomografia computadorizada de mão e punho: como é feito o exame? 2

O procedimento

O exame é realizado por meio de um aparelho, que obtém as imagens da mão e punho, através de uma sequência de radiografias. As mesmas são processadas por um programa específico, e podem ser visualizadas em um formato tridimensional, em planos ortogonais.

Durante o procedimento, o paciente deve se manter na posição orientada pela equipe médica e técnica, de preferência, imóvel durante todo o exame. Não é indicada a presença de nenhum acompanhante na sala de exame, tendo em vista que se trata de um procedimento que emite radiação ionizante (exceto em casos onde o paciente é criança ou portador de necessidades especiais).

Preparação para o exame

Geralmente, quando a tomografia computadorizada é realizada sem o contraste, não é necessário que o paciente seja submetido a um preparo específico.

Desta forma, se for necessária a aplicação do contraste, este precisará de um jejum de 4 horas, algo que deve ser confirmado com o laboratório. Se for necessário o acompanhamento de anestésicos ou sedativos, o jejum será de 8 horas.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico