Nossas mãos são frágeis! Por diversas vezes, elas podem ser atingidas de várias formas, seja por ferimentos, traumas nas articulações entre as falanges (cada um dos ossos dos dedos) ou torções. E entre os dedos que mais sofrem, o polegar é o campeão! Em alguns casos, quando ocorre algum trauma no polegar, o lesão pode ser chamada de Lesão de Stener, ou ‘Lesão do esquiador’. Você já ouviu falar desta lesão? Então, continue lendo para descobrir mais informações sobre este assunto!
O polegar apresenta dois ligamentos principais na sua base, um do lado indicador (chamado Ligamento Colateral Ulnar – LCU) e o outro ao lado de fora do ‘dedão’ (recebe o nome de Ligamento Colateral Radial – LCR) sendo o LCU o ligamento atingido com mais frequência.
Como toda prática de atividades físicas apresenta riscos de lesões e a maior parte dessas lesões são resultado de quedas, trombadas ou encontrões. Existe uma lesão em particular, causada pelo impacto da haste (bastão) usada pelos praticantes de ski na região da base do polegar, que leva ao desvio radial do mesmo, rompendo o ligamento. Isso geralmente resulta em uma lesão ligamentar típica – a” lesão do esquiador”
Portanto, não só os esquiadores têm essa lesão, mas qualquer pessoa que sofre um trauma na região do polegar pode desenvolver tal patologia.
O tratamento para este tipo de lesão geralmente passa por uma intervenção cirúrgica. O ideal é que a pessoa que sofreu a ‘Lesão do esquiador’ procure um médico ortopedista especialista em cirurgia da mão, para que tenha o diagnóstico correto e, portanto, que a sua recuperação seja mais rápida, e logo possa voltar a praticar as atividades cotidianas.
A principal indicação para evitar o problema é usar material de proteção adequado para as atividades físicas (quando houver) e atenção ao máximo para evitar o trauma na região.
Lembre-se sempre de se preparar fisicamente antes de praticar esportes, pois quanto melhor o condicionamento físico, menor serão as chances de queda e de lesões nas mãos.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico