Hoje nós vamos conversar sobre um tema que provavelmente tem acontecido com certa frequência, principalmente agora na época da quarentena, são os acidentes domésticos.
Esse vídeo não vai substituir uma avaliação médica, principalmente nas lesões um pouco mais sérias, mas serve como um panorama geral.
Nas lesões comuns que são derivadas de traumas cortantes, como, por exemplo, acidentes com faca, vidro, louça, entre outros, a primeira atitude é lavar com água e sabonete, tentar ocluir a região com algum tecido limpo e, principalmente, avaliar a extensão da lesão.
Se após o acidente você tem um déficit de mobilidade e dificuldade para executar determinados movimentos, pode ser uma lesão do tendão flexor ou extensor, que dependerá da localização dessa lesão.
Em outros casos pode ser uma lesão do componente neurovascular, ou seja, você pode ter machucado o nervo ou a artéria que supre a essa região, principiante quando a gente falar de dedos.
A recomendação inicial, além da limpeza e higiene local para tentar diminuir o perigo de contaminação, é tentar ver se você por si só consegue perceber se tem ou não algum desses déficits. Se observar qualquer coisa dessa natureza, procure o quanto antes um pronto-atendimento para uma avaliação mais técnica.
Outra coisa que é muito comum nos dias de quarentena e também nos outros dias, são os acidentes com quedas e pancadas. Muita gente manda dúvida relacionada à batida de dedo, entorse de dedo, etc.
A primeira atitude é colocar gelo no local. Pegue uma pedra de gelo, enrole em um pano e coloque em cima da região afetada. Isso vai ajudar a diminuir o processo de inflamação e inchaço, e ajuda a diminuir o desconforto. Repita três ou cinco vezes ao dia, respeitando um intervalo de duas horas entre elas.
Se houver uma deformidade muito evidente ou uma situação que está muito fora do normal, não tenha dúvida, procure um pronto-atendimento porque é o mais adequado.
Não tente manipular o dedo que está muito deformado por conta própria, porque às vezes a gente pode ter uma lesão associada a essa manobra de redução. Portanto, nada de puxar o dedo na hora que sentiu que deslocou.
Se for uma pancada que gerou inchaço, dor, desconforto ou limitação local, você pode fazer esse tratamento inicial com gelo, usar algum analgésico, e tente restringir o movimento desse dedo ou punho por alguns dias. Se passar dois ou três dias e você persistir com uma dor intensa, procure um pronto-atendimento.
Em casos de lesões por queimadura, procure um pronto-atendimento que são regiões normalmente mais graves e não seria adequado tomar as providências por conta própria.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico