Você sabe quais são as diferenças entre artrite e artrose? Esses dois termos, geralmente, causam diversas dúvidas entre os pacientes, principalmente por apresentarem nomes parecidos, uma vez que se referem às articulações. Mas, existem alguns detalhes que diferenciam essas patologias. Continue nos acompanhando para descobrir.
A artrite é uma inflamação na articulação, que pode estar relacionada a uma disfunção imunológica. Essa alteração promove dor, rigidez e vermelhidão na região afetada. A articulação se torna menos móvel e às vezes até rígida por conta do processo inflamatório. Nestes casos, a doença possui caráter autoimune, e por afetar o sistema imunológico, faz com que os tecidos saudáveis sejam danificados.
Existem também situações onde a artrite é somente uma inflamação articular, causada por motivos corriqueiros como traumas e excesso de solicitação.
Conforme dito anteriormente, a dor e o inchaço nas articulações da mão, incluindo dedos e punhos, são os principais sintomas. O paciente pode apresentar aumento de temperatura nessas regiões, por conta da inflamação. Pela manhã, pode ser que as articulações apresentem rigidez e os movimentos sejam prejudicados. Também pode surgir febre, fadiga e perda de peso.
Por ser uma doença autoimune, esses sintomas podem aparecer em picos, ou seja, haverá momentos de crise, e momentos em que os sintomas não se manifestarão. O ideal então é procurar um médico especialista
Já a artrose, que também pode ser chamada de osteoartrite, é a degeneração da cartilagem que protege os ossos, e acaba gerando um grande desgaste. Esse dano pode se estender aos ligamentos, e articulações, causando dores e inchaço.
A doença pode ocorrer por dois motivos: o uso frequente da articulação da mão, classificada como artrose primária, ou como consequência de outras doenças que o paciente adquiriu, classificada como secundária.
Os sintomas da artrose envolvem dores nas articulações, rigidez e inchaço na região afetada. O paciente pode também sofrer com dificuldades para movimentar, dobrar ou flexionar as articulações, e sofrer com deformidades. Essas mesmas articulações poderão ranger, devido ao desgaste da cartilagem.
Em ambas as patologias, a prevenção continua sendo o melhor remédio. Portanto, consulte o médico especialista em mãos, caso perceba alguns sintomas de artrite ou de artrose.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico