Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

O que é carpectomia proximal?

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Hoje nós vamos responder uma dúvida de um inscrito aqui no canal, que é sobre a Carpectomia Proximal. O que é carpectomia proximal?

O que é o Carpo?

Primeiro vamos falar o que é o carpo.

O carpo, os ossos do carpo, é a comunicação entre o antebraço e os metacarpianos, que são os ossinhos que estão na sequência, então nós temos aqui no rádio e a ulna, que são os componentes do antebraço, e na articulação acima nós temos o escafoide, o semilunar, o piramidal e na fileira de cima nós temos o trapézio, trapezoide, capitato e hamato.

Os ossinhos do carpo fazem essa ponte entre o antebraço e a mão e é basicamente o centro de movimento do nosso punho; tudo que nós conseguimos fazer de flexão, extensão e deslocamento laterais nós estamos contando com um bom funcionamento desses ossos, para que isso aconteça com harmonia, para que aconteça sem nenhum tipo de solavanco, sem nenhum tipo de atrito.

Para que serve a Carpectomia?

E é justamente aí que entra o papel da carpectomia.

Quando você tem alguma doença, algum problema que atrapalha o movimento natural dos punhos, uma das opções de correção pode ser a carpectomia proximal.

O que é carpectomia proximal?

Grosseiramente nós removemos os três ossinhos da fileira mais próxima do antebraço, que são o escafoide, o semilunar e o piramidal. Fazendo com que o ossinho do capitato faça a articulação com o rádio.

Nós removemos os três ossinhos que podem estar danificados, ou com desgaste, ou com algum problema, por exemplo, de necrose. E você remove esses ossos, fazendo com que o capitato cumpra o papel da articulação.

Quais as consequências da Carpectomia Proximal?

Lógico que quando esse tipo de procedimento é feito, não se espera que movimento seja retomado com a sua plenitude, ele vai ter uma perda de amplitude de movimento e vai ter também uma perda de potência, ou seja terá prejuízo no sentido de limitação de mobilidade, nós temos mais ou menos e torno de preservação de 40-50% do movimento do punho, então as vezes ficará mais ou menos com 30 a 45 graus de flexão e extensão, além de ter uma perda de força na objetiva do punho, da mão, por causa da manipulação que é feita da cirurgia. Quando bem indicada é uma cirurgia que tem excelentes resultados. O paciente deixa de ter dor, melhora a mobilidade.

É uma cirurgia agressiva, mas que tem resultados bastante interessantes. A aplicação dela se da em uma série de patologias, uma série de doenças que podem entrar no hall e podemos discutir em um próximo vídeo!

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário!
Até a próxima!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 11 / 22
A fratura exposta, conceitualmente, é qualquer fratura que exista na mão e tenha algum ponto de continuidade do meio exterior com o meio interno. Neste post, falaremos sobre seus tipos de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 12 / 04 / 21
A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.
Ler Mais
1 2 3 21
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico