Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Doença de Preiser

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O que é a Doença de Preiser?

Resumidamente o que é o preiser? Nós temos na mão, no punho, aliás, alguns ossinhos e o escafoide é um ossinho primordial para o movimento do punho, para que a gente consiga fazer os movimentos de flexo-extensão, deslocamento lateral. E essa é uma peça fundamental.

Causas da Doença de Preiser

A doença de preiser, acontece que existe uma necrose avascular desse ossinho que é o escafoide. E o que é uma necrose avascular? Grosseiramente falando, é uma falta de fluxo sanguíneo para esse ossinho.

Então o que acontece é uma interrupção do fluxo por motivos que ainda não são muito claros, e com essa falta de fluxo sanguíneo, o osso literalmente vai morrendo, vai deixando de ter condições, vai deixando de ter vitalidade e quando ele perde essa condição de vitalidade, ele começa a causar dor. Porque vai atrapalhar justamente a harmonia do movimento do punho.

Quais os sintomas da Doença de Preiser?

Então grosseiramente quando o paciente que tem a doença de preiser, terá dor no punho inespecífica e geralmente essa característica primordial. Não tem relação com nenhum acidente prévio, não tem relação com nenhum trauma. Geralmente é uma é uma dor no punho que acontece sem nenhuma causa específica.

Qual o tratamento da Doença de Preiser?

A doença, por ser muito rara, por ter tão poucos casos acaba tendo uma literatura muito fraca, acaba tendo uma o curso de tratamento muito inespecífico, alguns acreditam que tratamento mais conservador, tratando apenas a dor, pode ser suficiente para resolver o assunto em cerca de 20% dos casos. Existem aqueles que acreditam que deve ser feita a colocação de enxerto vascularizado, ou seja, você vai colocar um pedacinho de osso com uma circulação de segue própria para refazer a estrutura do escafoide. Tem aqueles que vão falar para gente fazer só a remoção dos ossinhos na primeira fileira, que é a carpectomia proximal, e até outros casos fazer a fusão punho como método para o tratamento. Então o que se discute é caso a caso, como é muito raro nós não temos um embasamento muito claro do que deve ser feito e o principal, infelizmente, ainda não sabemos a causa efetiva deste problema.

Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!

Até a próxima!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 11 / 22
A fratura exposta, conceitualmente, é qualquer fratura que exista na mão e tenha algum ponto de continuidade do meio exterior com o meio interno. Neste post, falaremos sobre seus tipos de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 26 / 04 / 21
A Carpectomia Proximal é uma cirurgia agressiva, que visa devolver o movimento para o punho. Veja o vídeo completo sobre a cirurgia e como ela atua.
Ler Mais
1 2 3 21
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico