Início »
Dr. Fernando Munhoz Moya
GoogleMyCitations
CRM: 112.046
Atualizado em: 08/10/2020 por Dr. Fernando Moya
Artroscopia de punho: como funciona?
A artroscopia do punho é uma cirurgia pouco invasiva, com a realização de pequenas incisões, geralmente duas, na região afetada. Em uma destas incisões, é inserida uma mini câmera, que transmite as imagens em tempo real.
Continue lendo para saber mais informações sobre a artroscopia de punho, quando ela pode ser indicada e como funciona a recuperação do paciente.

Artroscopia: realização do procedimento
Conforme dissemos, a artroscopia de mão é uma técnica minimamente invasiva, bastante comum na área de ortopedia, e nos últimos anos, ela vem evoluindo muito e se mostrando bastante eficaz para tratamentos, inclusive para casos de lesões de mão e punho.
O procedimento é realizado por meio de pequenas incisões de cerca de 0,5 cm. Primeiramente, são introduzidas óticas finas e delicadas, acopladas ao sistema de vídeo.
Desta forma, são proporcionadas imagens nítidas dos ligamentos e articulações da mão. Também são introduzidos instrumentos que possibilitam o reparo das estruturas comprometidas.
A principal vantagem desta cirurgia da mão é a redução do dano, quando comparado com as incisões maiores, feitas em cirurgias convencionais ou abertas.
Indicação da artroscopia
Normalmente, essa técnica cirúrgica é utilizada para tratamento. Mas, também pode ser realizada para fins diagnósticos, quando exames auxiliares, tais como a radiografia e ressonância magnética, não são suficientes ou inconclusivas.
Em casos de tratamento por artroscopia, ela tem indicação para corrigir inflamações, rupturas de ligamento, artrites e até fraturas. Porém, não chega a substituir uma cirurgia aberta mais invasiva, principalmente quando existem lesões mais extensas/ graves, onde esse procedimento isoladamente não será suficiente.
Existem também procedimentos que combinam ambas as técnicas, sendo mais uma ferramenta para casos escolhidos.
Recuperação do paciente
Ao final da cirurgia, o paciente recebe de um a dois pontos para fechar as incisões, com a aplicação de curativo esterilizado no local. Uma tala de gesso poderá ser utilizada para complementar o tratamento cirúrgico. O tempo de recuperação dependerá da patologia e do tipo de procedimento realizado.
Tenossinovite de Quervain: o que é
Conheça as causas, o tratamentos e como prevenir a Tenossinovite de Quervain. E qualquer sinal da patologia, procure seu médico.
O que é Rizartrose?
A Rizartrose é facilmente identificada somente nos casos mais avançados, mas no estágio inicial ela precisa de exames mais específicos. Entenda melhor essa doença que precisa ser tratada, confira!
O que é pseudoartrose do escafoide? Entenda!
Pseudoartrose de escafoide é uma falha na cicatrização de um dos ossos presentes no punho. Descubra quais são as causas, sintomas e como tratar esse tipo de problema!
Por Dr. Fernando Moya.
CRM 112046
Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.
0 comentários