Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Artroscopia do punho: como funciona?

Atualizado em 14/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O punho é uma articulação complexa, que apresenta diversos ossos e ligamentos de conexão. Para diagnosticar e até mesmo tratar os problemas que podem acometer esta região, tais como dor crônica, cistos, lesões ligamentares e fraturas, pode ser realizada a artroscopia do punho.

Quer saber mais sobre a artroscopia do punho, como funciona o procedimento e o seu pós-operatório? Continue nos acompanhando para descobrir.

Ao fundo da imagem, há um punho e uma mão segurando esse punho.
Artroscopia do punho: como funciona? 2

Como é feito o procedimento?

Durante a artroscopia do punho, o cirurgião utiliza um pequeno instrumento de fibra óptica, chamado artroscópio, que permite que a articulação seja avaliada sem que sejam feitas grandes incisões e portanto danifique menos tecidos.

São feitas então pequenas incisões através da pele do paciente, em locais específicos da articulação. Geralmente, essas incisões apresentam cerca de meio centímetro de comprimento.

artroscópio é um instrumento mais ou menos do tamanho de um lápis, e é inserido por meio destas incisões. Ele carrega consigo uma lente pequena, uma câmera em miniatura, e um sistema de iluminação.

As imagens projetadas são tridimensionais, e podem ser vistas pelo cirurgião através de um monitor.

Pós-operatório

Após a artroscopia do punho, o paciente recebe de um a dois pontos, apenas para que as incisões possam ser fechadas. É feito um curativo esterilizado na região operada, e pode ser necessário o uso de uma tala gessada permitindo apenas que os dedos fiquem livres para movimentá-los.

Além disso, dependendo do progresso da recuperação, também poderá ser indicadas sessões de fisioterapia para o paciente recuperar seus movimentos plenos.

Como a artroscopia do punho é um procedimento menos invasivo, o tempo de recuperação é menor se comparado a outras cirurgias.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 11 / 22
A fratura exposta, conceitualmente, é qualquer fratura que exista na mão e tenha algum ponto de continuidade do meio exterior com o meio interno. Neste post, falaremos sobre seus tipos de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 26 / 04 / 21
A Carpectomia Proximal é uma cirurgia agressiva, que visa devolver o movimento para o punho. Veja o vídeo completo sobre a cirurgia e como ela atua.
Ler Mais
1 2 3 21
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico