Artroscopia do punho: como funciona?

Atualizado em: 18/03/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

Início » Artroscopia do punho: como funciona?

O punho é uma articulação complexa, que apresenta diversos ossos e ligamentos de conexão. Para diagnosticar e até mesmo tratar os problemas que podem acometer esta região, tais como dor crônica, cistos, lesões ligamentares e fraturas, pode ser realizada a artroscopia do punho.

Quer saber mais sobre a artroscopia do punho, como funciona o procedimento e o seu pós-operatório? Continue nos acompanhando para descobrir.

Ao fundo da imagem, há um punho e uma mão segurando esse punho.

Como é feito o procedimento?

Durante a artroscopia do punho, o cirurgião utiliza um pequeno instrumento de fibra óptica, chamado artroscópio, que permite que a articulação seja avaliada sem que sejam feitas grandes incisões e portanto danifique menos tecidos.

São feitas então pequenas incisões através da pele do paciente, em locais específicos da articulação. Geralmente, essas incisões apresentam cerca de meio centímetro de comprimento.

artroscópio é um instrumento mais ou menos do tamanho de um lápis, e é inserido por meio destas incisões. Ele carrega consigo uma lente pequena, uma câmera em miniatura, e um sistema de iluminação.

As imagens projetadas são tridimensionais, e podem ser vistas pelo cirurgião através de um monitor.

Relacionados ao tema

Pós-operatório

Após a artroscopia do punho, o paciente recebe de um a dois pontos, apenas para que as incisões possam ser fechadas. É feito um curativo esterilizado na região operada, e pode ser necessário o uso de uma tala gessada permitindo apenas que os dedos fiquem livres para movimentá-los.

Além disso, dependendo do progresso da recuperação, também poderá ser indicadas sessões de fisioterapia para o paciente recuperar seus movimentos plenos.

Como a artroscopia do punho é um procedimento menos invasivo, o tempo de recuperação é menor se comparado a outras cirurgias.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
2 Comentários
  1. LUANA BARROS

    ola, Dr!
    após a artroscopia de punho com colocação de ancora parar tratamento de LFCT, o paciente pode levar, em média, quanto tempo para pegar peso?

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Bom dia. Normalmente para cirurgias com reparo ligamentar o usual é aguardar de 6-8 semanas no mínimo para retomada de atividades em geral. Para atividades mais intensas, às vezes até mais. Mas claro que tudo depende do tipo de cirurgia e extensão da lesão inicial

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.