Cirurgia: Cistos Sinoviais

O que é:

Cisto sinovial é aquele pequeno abaulamento na região dorsal do punho que, eventualmente, pode causar dor e desconforto.

Existem métodos que são os empregados inicialmente para tentar controlar o processo doloroso nos casos selecionados e existem alguns casos que infelizmente esse quadro não é resolvido através de métodos mais simples e a gente acaba optando por um caminho cirúrgico.

 

Cirurgias:

Quando a gente conversa sobre essa patologia, nós temos que lembrar que existem alguns caminhos para a cirurgia, algumas opções cirúrgicas.

Existe a cirurgia mais tradicional que é por via aberta e também por vídeoartroscopia, abordaremos cada uma delas.

 

Por via aberta:

A via aberta, como o próprio nome já diz, a gente vai abrir uma incisão por cima, geralmente onde tem o abaulamento e fazer a remoção de todo o tecido que está diferente, ou seja, todo aquele nódulo que se encontra no dorso do punho, na parte de baixo do punho ou perto dos dedos.

Nós vamos abrir e fazer a remoção completa, o importante dessa cirurgia até para prevenir o reaparecimento de um novo cisto é a cauterização da sua raiz.

 

Por vídeoartroscopia:

Nas cirurgias por vídeos, nós vamos utilizar outro tipo de abordagem, abordagem por vídeo através de uma câmera que é inserida dentro da articulação.

Isso é bastante comum, por exemplo, quem já viu cirurgia no joelho, é mais ou menos o mesmo preparo, ou seja, são câmeras instrumentais que a gente utiliza para verificar o mesmo problema por dentro da articulação e fazer uma remoção de dentro para fora.

 

Diferenças:

Então, as diferenças muitas vezes são o tipo de corte, o tamanho do corte e também o tempo de recuperação.

Obviamente que quando a gente fala de uma cirurgia por corte com uma incisão maior, estamos falando de algo que pode doer um pouco mais e atrapalhar um pouco mais de tempo. Uma cirurgia por vídeoartroscopia tende a ter uma resolução e melhora dos sintomas mais rápidos.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

agsdi-whatsapp
Share This