Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Cisto Sinovial: Dr. Fernando Moya responde

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Dr. Fernando Moya Responde – Algumas perguntas foram feitas em nosso canal do Youtube e serão respondidas aqui.

Recidiva de cisto sinovial

Estatisticamente falando, existem mais ou menos 15 a 20% de casos que pode haver a recidiva, porém, depende do local do cisto. Por exemplo, os cistos no punho possuem maior chance de recidiva, já os cistos de dedo são menos frequentes.

Isso é apenas uma estatística, ou seja, quando todos os casos operados são totalizados, independente do tamanho e da localização, existem em média 15 a 20% de recidivas.

Complicações do cisto sinovial não tratado

Para o cisto sinovial ser tratado, devemos primeiro levar em consideração se o paciente está sentindo alguma dor, desconforto ou limitação da mobilidade. Caso isso exista, o tratamento poderá ser indicado, seja com cirurgia ou punção. Portanto, se a pessoa não sentir nenhum incômodo, o não tratamento não levará a problemas maiores.

Tratamento para cisto sinovial pequeno

Caso a pessoa sinta dor, desconforto ou incômodo é interessante tratar mesmo que seja pequeno. E se o cisto for grande e indolor, pode ser apenas observado.

Tratamento para cisto sinovial que não apresenta dor

Como dito nas respostas acima, se o paciente não apresentar dor, o cisto não precisa ser tratado. Hoje em dia, as pessoas se preocupam muito com a questão estética, e nesses casos pode ser indicado algum procedimento, seja drenagem, punção ou cirurgia.

Cuidados pós-operatórios na retirada do cisto sinovial

O principal desafio, principalmente no cisto dorsal, é a alteração cicatricial pós-operatória, como as aderências que são formações de cicatrizes que se aprofundam e podem provocar limitação da mobilidade e dor.

As grandes sacadas do pós-operatório são: cuidar bem da cicatriz e não deixar que ocorram aderências; e tomar cuidado com a incisão para não contaminar ou ter alguma infecção.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 11 / 22
A fratura exposta, conceitualmente, é qualquer fratura que exista na mão e tenha algum ponto de continuidade do meio exterior com o meio interno. Neste post, falaremos sobre seus tipos de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 26 / 04 / 21
A Carpectomia Proximal é uma cirurgia agressiva, que visa devolver o movimento para o punho. Veja o vídeo completo sobre a cirurgia e como ela atua.
Ler Mais
1 2 3 21
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico