Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Como tratar o Cisto Sinovial?

Atualizado em 24/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

É chamado de cisto sinovial o tipo de nódulo semelhante a um caroço, formado por um líquido sinovial recoberto por uma capa, que pode surgir por meio de traumas na região, esforços exagerados ou simplesmente por uma predisposição local.

Este tipo de alteração, pode não causar nenhum tipo de dor / desconforto para o indivíduo. Algumas pessoas chegam a sentir uma limitação do movimento e força no local, pela presença do mesmo, mas não é a regra.

Como tratar o Cisto Sinovial? | Por Dr. Fernando Moya CRM 112.046 | Médico de Cirurgia de Mão | SP São Paulo
Como tratar o Cisto Sinovial? 2

Opções de tratamento do Cisto Sinovial:

O tratamento para o cisto sinovial dependerá muito do seu tamanho, localização e principalmente seus sintomas. Os tratamentos mais comuns incluem: o tratamento conservador, a cirurgia e a punção do cisto.

Quando o paciente não apresenta sintomas maiores, pode ser que ele não precise de medicamentos e nem cirurgia, pois as chances de o problema desaparecer sozinho são grandes.

Porém, em casos onde o cisto provoca dores e diminui a força e limitação da mobilidade, o médico poderá indicar medicações bem como procedimentos adicionais para diminuir o desconforto, como a reabilitação.

Outra forma de tratamento é por meio de aspiração do cisto, ou punção, feita com uma agulha no interior da região afetada, sendo aspirada por uma seringa. Esse é um procedimento que praticamente não provoca nenhuma dor, e é capaz de resolver metade dos casos de cisto sinovial.

Tratamento cirúrgico:

O tratamento cirúrgico, ou ressecção do cisto, pode resolver de vez o problema em até 85% dos casos. A cirurgia para remoção do cisto sinovial costuma ser simples e segura, sendo muito recomendada quando o paciente sente dores frequentes.

Geralmente, o procedimento faz uso de anestesia geral ou local, dependendo da localização e extensão do problema.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 11 / 22
A fratura exposta, conceitualmente, é qualquer fratura que exista na mão e tenha algum ponto de continuidade do meio exterior com o meio interno. Neste post, falaremos sobre seus tipos de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 26 / 04 / 21
A Carpectomia Proximal é uma cirurgia agressiva, que visa devolver o movimento para o punho. Veja o vídeo completo sobre a cirurgia e como ela atua.
Ler Mais
1 2 3 21
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico