Como tratar o Cisto Sinovial?

Atualizado em: 22/04/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

Início » Como tratar o Cisto Sinovial?

É chamado de cisto sinovial o tipo de nódulo semelhante a um caroço, formado por um líquido sinovial recoberto por uma capa, que pode surgir por meio de traumas na região, esforços exagerados ou simplesmente por uma predisposição local.

Este tipo de alteração, pode não causar nenhum tipo de dor / desconforto para o indivíduo. Algumas pessoas chegam a sentir uma limitação do movimento e força no local, pela presença do mesmo, mas não é a regra.

Ao fundo da imagem, há uma mão com cisto.

Opções de tratamento do Cisto Sinovial:

O tratamento para o cisto sinovial dependerá muito do seu tamanho, localização e principalmente seus sintomas. Os tratamentos mais comuns incluem: o tratamento conservador, a cirurgia e a punção do cisto.

Quando o paciente não apresenta sintomas maiores, pode ser que ele não precise de medicamentos e nem cirurgia, pois as chances de o problema desaparecer sozinho são grandes.

Porém, em casos onde o cisto provoca dores e diminui a força e limitação da mobilidade, o médico poderá indicar medicações bem como procedimentos adicionais para diminuir o desconforto, como a reabilitação.

Outra forma de tratamento é por meio de aspiração do cisto, ou punção, feita com uma agulha no interior da região afetada, sendo aspirada por uma seringa. Esse é um procedimento que praticamente não provoca nenhuma dor, e é capaz de resolver metade dos casos de cisto sinovial.

Relacionados ao tema

Tratamento cirúrgico:

O tratamento cirúrgico, ou ressecção do cisto, pode resolver de vez o problema em até 85% dos casos. A cirurgia para remoção do cisto sinovial costuma ser simples e segura, sendo muito recomendada quando o paciente sente dores frequentes.

Geralmente, o procedimento faz uso de anestesia geral ou local, dependendo da localização e extensão do problema.

14 Comentários
  1. Jane

    Eu fi ontem,estou sentindo um pouco de dores no local. Não peguei atestado médico.

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Olá, Jane. É normal as dores continuarem por alguns dias após o tratamento.

      Responder
  2. Hevilyn

    Olá Dr. Fernando Moya.
    Eu tenho cisto sinovial nos dois punhos, sinto dores frequentes e limitações de movimentos. Já passei por vários procedimentos, desde duas punções e até cirurgia, e os cistos voltaram com dobro do tamanho e em um curto espaço de tempo. Gostaria de saber qual o melhor tratamento que o senhor possa me indicar?

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Boa dia
      Nesses casos de cistos recidivantes e principalmente com dores associadas, a melhor conduta em geral é a abordagem cirúrgica. É claro que seriam importantes, antes de qualquer coisa, de uma avaliação clínica e provavelmente exames complementares. Fico à disposição.

      Responder
  3. Fabiano

    Olá Dr Fernando, gostaria saber se o cisto Sinovial pode ser motivo pra vc não passar em um exame ocupacional/adicional, de uma empresa q trabalha com computadores e reposição de mercadoria/estoque.

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Bom dia.
      Pode ser sim. Não que eu pense que seria algo limitante em definitivo. Mas muitos interpretam o cisto como uma patologia predisponente a dor. Portanto podem sim, impedi-lo de conseguir a tal vaga.

      Responder
  4. Rosângela

    Olá faz 1 mês que saiu um cisto no meu punho direito..Sinto bastante dor, já tomei injeção a beta trinta e antiflamatorio,mas mesmo assim a dor continua,faz dois dias que tá afetando o braço,ombro e pescoço..O que posso fazer?

    Responder
  5. Tatiane Barboza

    Boa Tarde Doutor Fernando

    O meu cisto também pé um sinovial está um pouco grande mas não estou sentindo dor nenhuma, qual é o melhor tratamento para mim ?

    Responder
  6. Bruno

    Olá doutor eu tenho uma dúvida sobre meu cisto sinovial eu possuía um no pulso direito fiz cirurgia nao voltou a 2 anos porem desenvolvi um no pulso esquerdo se aproxima do do antebraço e praticando atividades de musica e escrita frequentes ele ficou mais mole e doi muito posso ate movelo alguns milímetros do lugar dele você acha que eu devo optar a cirurgia no pulso esquerdo ?

    (Obs ja fiz uma punção eram dois porem 1 sumiu com a punção mas o outro voltou )

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Bom dia

      A opção pela cirurgia se baseia muito pelo grau de desconforto que o mesmo lhe proporciona. Aí cabe uma avaliação clínica, uma discussão e principalmente uma auto avaliação da queixa. Portanto, a cirurgia pode ser o caminho sim.

      Responder
  7. Jose carlos de mattos

    Tenho cisto sinovial no pulso a mais de 35 anos .Atualmente quando vou fazer algum serviço o quisto aumenta com uma certa dor. O que devo fazer p amenizar este desconforto

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Bom dia
      Primeiramente precisamos entender se a sua queixa tem realmente a ver com o cisto, ou seja, a dor corresponde ao que se espera quando falamos dessa patologia? Se houver correspondência e dependendo da localização e tamanho, podemos realizar alguns tipos de abordagem para sanar o problema. Veja no meu canal do Youtube os vídeos correspondentes.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − quatro =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
Quais as causas da Moléstia de Dupuytren?

Quais as causas da Moléstia de Dupuytren?

A Moléstia de Dupuytren é uma doença que acomete geralmente a região palmar da mão, ela causa deformidade quando evolui descontroladamente e nós temos muitas vezes opção de tratamentos mais conservadora, com observação, ou a de intervenção e a remoção cirúrgica.

ler mais
× Agendar Consulta.