A articulação do punho possui estruturas ósseas com componentes ligamentares, tendínios e outras estruturas que vão permitir toda a funcionalidade do punho, em termos de movimento e força.
O punho tem dois ossos do antebraço, que são: rádio e a ulna. Acima possui um complemento de ossos do próprio punho, chamados de ossos do carpo.
Na primeira articulação do punho, o rádio possui contato com o carpo, a ulna com o rádio e também, com o carpo, porém, em uma porção mais medial.
Este setor do punho possui algumas articulações, como a radioulnar, radiocarpal e ulnocarpal. O que dá sustentação para esses ossos são os componentes ligamentares que fazem a comunicação entre as partes e mantem estabilidade. Por cima dessas estruturas ligamentares, tem os tendões que proporcionam toda a mobilidade do punho.
Dentro da funcionalidade do punho tem a flexão e a extensão, a prono e supinação, desvios radial e ulnar.
Esses são os movimentos básicos do punho. Normalmente, cada um deles tem os seus músculos e articulações que estão intimamente conectados.
Dependendo de sua patologia, pode ser que você tenha uma afecção articular ou afecção tendínea e isso impactará na mobilidade e conforto.
É necessário saber exatamente que estrutura atômica está machucada ou modificada para saber o que precisa ser feito para corrigir. Hoje é só um tema mais geral sobre a estrutura anatômica do punho.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico