Início »
Dr. Fernando Munhoz Moya
GoogleMyCitations
CRM: 112.046
Atualizado em: 25/08/2020 por Dr. Fernando Moya
Componentes da Articulação do Punho
A articulação do punho possui estruturas ósseas com componentes ligamentares, tendínios e outras estruturas que vão permitir toda a funcionalidade do punho, em termos de movimento e força.
Estrutura anatômica:
O punho tem dois ossos do antebraço, que são: rádio e a ulna. Acima possui um complemento de ossos do próprio punho, chamados de ossos do carpo.
Na primeira articulação do punho, o rádio possui contato com o carpo, a ulna com o rádio e também, com o carpo, porém, em uma porção mais medial.
Este setor do punho possui algumas articulações, como a radioulnar, radiocarpal e ulnocarpal. O que dá sustentação para esses ossos são os componentes ligamentares que fazem a comunicação entre as partes e mantem estabilidade. Por cima dessas estruturas ligamentares, tem os tendões que proporcionam toda a mobilidade do punho.
Função:
Dentro da funcionalidade do punho tem a flexão e a extensão, a prono e supinação, desvios radial e ulnar.
Esses são os movimentos básicos do punho. Normalmente, cada um deles tem os seus músculos e articulações que estão intimamente conectados.
Dependendo de sua patologia, pode ser que você tenha uma afecção articular ou afecção tendínea e isso impactará na mobilidade e conforto.
É necessário saber exatamente que estrutura atômica está machucada ou modificada para saber o que precisa ser feito para corrigir. Hoje é só um tema mais geral sobre a estrutura anatômica do punho.
Tenossinovite de Quervain: o que é
Conheça as causas, o tratamentos e como prevenir a Tenossinovite de Quervain. E qualquer sinal da patologia, procure seu médico.
O que é Rizartrose?
A Rizartrose é facilmente identificada somente nos casos mais avançados, mas no estágio inicial ela precisa de exames mais específicos. Entenda melhor essa doença que precisa ser tratada, confira!
O que é pseudoartrose do escafoide? Entenda!
Pseudoartrose de escafoide é uma falha na cicatrização de um dos ossos presentes no punho. Descubra quais são as causas, sintomas e como tratar esse tipo de problema!
Por Dr. Fernando Moya.
CRM 112046
Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.
0 comentários