A doença de Kienbock é uma necrose avascular do osso semilunar. Ainda não se sabe quais são as causas exatas dessa doença, mas é possível identificar uma alteração do fluxo sanguíneo no osso semilunar, que se localiza na transição entre o punho e a mão. Além dessa, existem outras possíveis causas que vão desde pequenas repetições traumáticas, déficits circulatórios até características genéticas, ou seja, a morfologia do osso.
Geralmente, o paciente sente um desconforto no punho, mas só os exames complementares poderão especificar qual doença estamos falando. O raio-x pode ser indicado em um primeiro momento, e em casos de dúvidas, a ressonância magnética também é bem-vinda para confirmar o diagnóstico.
Através do exame de ressonância magnética, podemos avaliar em qual estágio a doença está para o tratamento ser recomendado.
Nos estágios iniciais, é recomendado observar e amenizar a dor utilizando equipamentos e/ou medicamentos, mas dependendo do caso, procedimentos invasivos e corretivos podem ser indicados.
Primeiro ponto, essa patologia não é muito comum, mas existem pessoas que tem. Segundo ponto, há técnicas cirúrgicas que podem trazer mais conforto para o paciente e melhorar a funcionalidade do membro afetado.
A qualidade de vida do paciente e a melhora da dor são os objetivos principais para tratar essa doença.
Se esse conteúdo esclareceu suas dúvidas sobre a doença de Kienbock, deixe nos comentários.
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico