Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Doença de Kienbock: causas, diagnóstico e tratamento

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A doença de Kienbock é uma necrose avascular do osso semilunar. Ainda não se sabe quais são as causas exatas dessa doença, mas é possível identificar uma alteração do fluxo sanguíneo no osso semilunar, que se localiza na transição entre o punho e a mão. Além dessa, existem outras possíveis causas que vão desde pequenas repetições traumáticas, déficits circulatórios até características genéticas, ou seja, a morfologia do osso.

Diagnóstico da doença de Kienbock

Geralmente, o paciente sente um desconforto no punho, mas só os exames complementares poderão especificar qual doença estamos falando. O raio-x pode ser indicado em um primeiro momento, e em casos de dúvidas, a ressonância magnética também é bem-vinda para confirmar o diagnóstico.

Através do exame de ressonância magnética, podemos avaliar em qual estágio a doença está para o tratamento ser recomendado.

Como tratar a doença de Kienbock

Nos estágios iniciais, é recomendado observar e amenizar a dor utilizando equipamentos e/ou medicamentos, mas dependendo do caso, procedimentos invasivos e corretivos podem ser indicados.

Primeiro ponto, essa patologia não é muito comum, mas existem pessoas que tem. Segundo ponto, há técnicas cirúrgicas que podem trazer mais conforto para o paciente e melhorar a funcionalidade do membro afetado.

A qualidade de vida do paciente e a melhora da dor são os objetivos principais para tratar essa doença.

Se esse conteúdo esclareceu suas dúvidas sobre a doença de Kienbock, deixe nos comentários.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 11 / 22
A fratura exposta, conceitualmente, é qualquer fratura que exista na mão e tenha algum ponto de continuidade do meio exterior com o meio interno. Neste post, falaremos sobre seus tipos de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 26 / 04 / 21
A Carpectomia Proximal é uma cirurgia agressiva, que visa devolver o movimento para o punho. Veja o vídeo completo sobre a cirurgia e como ela atua.
Ler Mais
1 2 3 21
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico