Dormência e dor nas mãos na gravidez. É possível prevenir?

Durante a gravidez, a sensação de dormência e dor nas mãos são sintomas muito comuns, e que geralmente estão ligados à chamada Síndrome do Túnel do Carpo, que ocorre devido ao aumento da pressão na região do punho, antebraço e mão, e dificulta a circulação do sangue.

A Síndrome do Túnel do Carpo pode ocorrer em pessoas que realizam movimentos repetitivos no dia a dia, como por exemplo, escrever ou digitar. Nas gestantes, mesmo que nem sempre exista esse movimento repetitivo, a síndrome acaba surgindo devido a outros fatores da gravidez.

Continue nos acompanhando para saber mais informações sobre este assunto, e se é possível prevenir o problema durante a gravidez.

Veja como evitar a Lesão do Esforço Repetitivo. Clique aqui!

 

Sintomas de dormência e dor nas mãos na gravidez

Além de sentir dormência e dor nas mãos, a paciente começa a sentir também:

Esses sintomas costumam aparecer a partir do quinto mês de gestação, onde os inchaços se tornam mais intensos. É importante lembrar que cada corpo reagirá de uma forma diferente, e por isso o período de riscos poderá variar.

O ideal é consultar não apenas o obstetra, mas também um médico ortopedista especialista em mãos, para que ele indique a melhor forma de tratar o problema.

 

Prevenção

Uma das melhores formas de prevenir a dormência e dor nas mãos na gravidez é cuidando da alimentação, o que poderá ajudar também a diminuir o inchaço comum devido à retenção de líquidos.

Deve-se então evitar o consumo em excesso de sal, e ingerir bastante água e outras bebidas que sejam saudáveis. É importante estar atenta aos movimentos repetitivos na região do punho, que podem ocorrer durante as tarefas do dia a dia.

Além disso, medidas simples como os alongamentos e manipulações articulares são muito importantes para evitar ou aliviar os sintomas já instalados.

Se você está grávida, não se esqueça de consultar o médico ortopedista especialista em mãos!

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

agsdi-whatsapp
Share This