Dúvida de um internauta: “Existe tratamento para lesões ligamentares e fraturas?”

Atualizado em: 22/04/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

[wpseo_breadcrumb]

Um questionamento enviado pra a gente é a respeito de um paciente que sofreu algumas lesões na mão, fraturas, lesões ligamentares e infelizmente evoluiu com certa rigidez.

A discussão é se ele teria alguma cirurgia que poderia corrigir e o devolveria para as atividades de hobby, como por exemplo, no caso específico deste caso, é um paciente que toca violão.

A pergunta é um pouco genérica, a suposição de uma fratura, lesões ligamentares, fica sempre aberto para saber qual o tipo de lesão, qual extensão dessa lesão e principalmente, quanto tempo essa lesão acontece, esses tópicos devem ser respondidos para darmos uma assistência melhor.

Veja também: Lesão ligamentar do Polegar: o que é e tratamento.

Tratamento:

No aspecto geral, uma lesão não muito complexa com rupturas de que os ligamentos foram lesados sem nenhuma grande extensão e fratura simples, dependendo das lesões acometidas, algumas cirurgias podem ser empregadas, mas a gente sempre lembra que cirurgia de mão é uma cirurgia que envolve estruturas muito delicadas. Normalmente, entramos para fazer uma cirurgia naqueles casos em que há uma necessidade de verdade, ou seja, pequenas lesões e coisas que eventualmente o custo-benefício não é válido.

A primeira medida é tentar reabilitar o paciente, ou seja, tentar através de meios mais simples melhorar a questão da rigidez e melhorar a mobilidade.

A partir daí, com a reabilitação bem feita, perceber o que ainda restou de desconforto e restrição, e atuar devidamente sobre as lesões. Dependendo da lesão, normalmente encaminharemos para a reabilitação, para ver até que ponto aquele paciente consegue recuperar por meios próprios.

No fim da reabilitação, a gente vai propor quais os procedimentos podem ser interessantes para que o paciente consiga retomar suas atividades.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.