Lesão ligamentar do Polegar: o que é e tratamento

 

O que é

O ligamento colateral ulnar do polegar é um ligamento que se encontra na face interna do polegar. É um ligamento que une o metacarpo, que é o osso mais da palma da mão, com o começo do polegar, que é a falange proximal.

Esse ligamento é responsável principalmente pela estabilização da pinça. Esse é um movimento que a gente faz o dia todo, utilizamos para apreensão de objetos, escrever, uma série de atividades no nosso dia a dia.

A boa notícia é que a maioria das lesões é mais simples, do tipo entorse e parciais.

Veja também: Lesões ligamentares de Mão.

 

Tratamento

Essas lesões têm, mais ou menos, a mesma evolução do que foi discutido no outro link, que é um tratamento mais simples e normalmente pode ser suficiente, porém, existem alguns tipos de lesões um pouco mais extensas que acabam necessitando um cuidado mais rigoroso.

Existem algumas lesões que em tese não favorecem a cicatrização, que são as lesões com uma interposição de outro tecido que atrapalha a cicatrização entre as partes do ligamento.

Para a gente ilustrar, existe um ligamento como se fosse uma fita que se rompe e normalmente essas partes podem cicatrizar. Em algumas lesões existe uma interrupção dessas partes e essa lesão acaba não sendo possível do corpo cicatrizar por si só, isso algumas vezes vão levar a uma possível cirurgia corretiva.

Quando você tiver a suspeita dessa lesão do ligamento colateral ulnar é importante discriminar que tipo de lesão que você teve, procurar um atendimento específico, fazer os exames, principalmente uma ressonância dessa região para descartar a maioria das lesões mais graves e a partir desse diagnóstico, definir se o tratamento será um dos mais simples ou se de repente vai precisar de algum acompanhamento cirúrgico.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112.046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta