Início » Lesão ligamentar do Polegar: o que é e tratamento


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 25/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Lesão ligamentar do Polegar: o que é e tratamento

 

O que é:

O ligamento colateral ulnar do polegar é um ligamento que se encontra na face interna do polegar. É um ligamento que une o metacarpo, que é o osso mais da palma da mão, com o começo do polegar, que é a falange proximal.

Esse ligamento é responsável principalmente pela estabilização da pinça. Esse é um movimento que a gente faz o dia todo, utilizamos para apreensão de objetos, escrever, uma série de atividades no nosso dia a dia.

A boa notícia é que a maioria das lesões é mais simples, do tipo entorse e parciais.

Veja também: Lesões ligamentares de Mão.

 

Tratamento:

Essas lesões têm, mais ou menos, a mesma evolução do que foi discutido no outro link, que é um tratamento mais simples e normalmente pode ser suficiente, porém, existem alguns tipos de lesões um pouco mais extensas que acabam necessitando um cuidado mais rigoroso.

Existem algumas lesões que em tese não favorecem a cicatrização, que são as lesões com uma interposição de outro tecido que atrapalha a cicatrização entre as partes do ligamento.

Para a gente ilustrar, existe um ligamento como se fosse uma fita que se rompe e normalmente essas partes podem cicatrizar. Em algumas lesões existe uma interrupção dessas partes e essa lesão acaba não sendo possível do corpo cicatrizar por si só, isso algumas vezes vão levar a uma possível cirurgia corretiva.

Quando você tiver a suspeita dessa lesão do ligamento colateral ulnar é importante discriminar que tipo de lesão que você teve, procurar um atendimento específico, fazer os exames, principalmente uma ressonância dessa região para descartar a maioria das lesões mais graves e a partir desse diagnóstico, definir se o tratamento será um dos mais simples ou se de repente vai precisar de algum acompanhamento cirúrgico.

8 Comentários

  1. Ana Paula Caldeira paula

    Estou com o dedão esquerdo queimando demais e as vezes parece que o tendão sai do lugar que não consigo dobra,-lo. A dor de é grande.

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Olá, Ana. O ideal é recorrer ao médico especialista para cuidar desse caso e evitar que o problema de agrave.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/drfernandomoya/

      Responder
  2. Dani

    Boa noite tô com Nervo do pulso que vai até dedão inchado quando n consigo pegar nada já faz um mês dor insuportável n pegaaia nada na mão

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Olá, Dani. É necessário procurar um especialista para cuidar do caso e propor um tratamento adequado.

      Abraços.

      Responder
  3. Alexandre

    Dr boa noite.
    Tive um acidente com um balde de inox onde cortou e esmagou o polegar,desde então ficou comprometido o funcionamento do dedo.isso ocorreu a 1 ano.
    Na reso magnética deu lesao ligamento e lesao condral.
    Fiz várias fisio e não resolveu,até que médico pediu pra fazer a cirurgia.
    Foi feita em set 2019 . Desde então sinto dores e formigamento ao amanhecer e fazer alguma movimentacao.
    Fiz a eletroneuromiografia e deu normal pra sindrome pronador.
    Hoje o dedo dobra só um pouco e não tenho força.
    Quando fiz.a cirurgia foi colocado no relatório do hospital. Reparação do ligamento e lesão condral.
    Ternoartoplastia.
    Mini ancora e fio kirchener
    O cid ele colocou foi S 63.4 este cid também vale pra lesão condral.
    Obrigado.
    Alexandre

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Bom dia
      Possivelmente houve uma lesão complexa do seu polegar, e fica difícil sem a avaliação clínica (ou seja, o exame presencial) entender quais foram as consequências da lesão original e do pós operatório. Sugiro uma reavaliação com médico que lhe acompanha ou pedir uma segunda opinião.

      Responder
  4. Evandro ramos

    Olá Dr,bom dia!fiz uma ressonância e acusou um rompimento do tentao… E vou fazer uma cirurgia nele.qual o tempo de recuperação,pra se voltar ao trabalho?desde obrigado Evandro

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Bom dia,
      Depende, as lesões de tendões tem diferentes graus de acometimento, assim como diferentes estruturas envolvidas , por exemplo, lesões de tendões extensores tendem a ter uma recuperação mais tranquila e breve, lesões dos flexores tendem a necessitar um pouco mais de cuidado. Portanto, mais uma vez, depende do tipo de lesão e localização. A regra em geral da cicatrização de tendões varia de 6 a 8 semanas.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + seis =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.