Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Lesão ligamentar do Polegar: o que é e tratamento

Atualizado em 15/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O ligamento colateral ulnar do polegar é um ligamento que se encontra na face interna do polegar. É um ligamento que une o metacarpo, que é o osso mais da palma da mão, com o começo do polegar, que é a falange proximal.

Esse ligamento é responsável principalmente pela estabilização da pinça. Esse é um movimento que a gente faz o dia todo, utilizamos para apreensão de objetos, escrever, uma série de atividades no nosso dia a dia.

A boa notícia é que a maioria das lesões é mais simples, do tipo entorse e parciais.

Veja também: Lesões ligamentares de Mão.

Tratamento:

Essas lesões têm, mais ou menos, a mesma evolução do que foi discutido no outro link, que é um tratamento mais simples e normalmente pode ser suficiente, porém, existem alguns tipos de lesões um pouco mais extensas que acabam necessitando um cuidado mais rigoroso.

Existem algumas lesões que em tese não favorecem a cicatrização, que são as lesões com uma interposição de outro tecido que atrapalha a cicatrização entre as partes do ligamento.

Para a gente ilustrar, existe um ligamento como se fosse uma fita que se rompe e normalmente essas partes podem cicatrizar. Em algumas lesões existe uma interrupção dessas partes e essa lesão acaba não sendo possível do corpo cicatrizar por si só, isso algumas vezes vão levar a uma possível cirurgia corretiva.

Quando você tiver a suspeita dessa lesão do ligamento colateral ulnar é importante discriminar que tipo de lesão que você teve, procurar um atendimento específico, fazer os exames, principalmente uma ressonância dessa região para descartar a maioria das lesões mais graves e a partir desse diagnóstico, definir se o tratamento será um dos mais simples ou se de repente vai precisar de algum acompanhamento cirúrgico.

O que achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico