Tenossinovite de Quervain é um processo inflamatório que acomete os tendões extensores da região lateral do punho. Essa condição é também chamada de Moléstia de Quervain, muito comum em pessoas adultas de 30 a 50 anos de idade.
No post de hoje, falaremos mais sobre a tenossinovite, os sintomas e as formas de tratamento deste tipo de problema. Acompanhe!
Geralmente, a Tenossinovite de Quervain se desenvolve por conta de lesões na região do punho, que podem ocorrer em função de movimentos repetitivos das atividades realizadas no dia a dia.
Mas, essas causas também podem estar relacionadas com outras doenças inflamatórias, como as doenças reumatológicas.
Além destes fatores, o movimento realizado com o punho ao jogar vídeo game, usar aparelho celular ou praticar esportes como o tênis, também podem contribuir com a tenossinovite.
Algumas condições fisiológicas podem ser consideradas. Isto é, mulheres em período de gestação, na fase de puerpério, ou indivíduos que já tenham sofrido alguma fratura anteriormente, também estão predispostas a este tipo de problema.
Um dos principais sintomas da Tenossinovite de Quervain é a dor. Geralmente, ela tem início na base do dedo polegar, se estendendo até o meio do antebraço.
Muitas vezes, por conta dessa extensão, não é possível identificar o ponto exato de onde a dor começa. Vale lembrar que ela pode se manifestar de forma repentina e evoluir com o tempo.
Outros possíveis sintomas de tenossinovite que podemos destacar são:
Em alguns casos, o atrito entre os tendões acaba se tornando expressivo demais, fazendo com que seja emitido um ruído, chamado crepitação.
O diagnóstico costuma ser feito através de um exame clínico e tem teste chamado Teste de Finkelstein que se positivo, costuma ser bastante indicativo da patologia.
Para tratar a Tenossinovite de Quervain é necessário conter as atividades e movimentos que fazem com que o problema aconteça. Assim sendo, é indicado ao paciente repouso e o uso de imobilizadores de polegar e punho, em alguns casos.
Outro método bastante eficaz é a reabilitação, que ajuda a aliviar os sintomas e a inflamação. Pode ser que o médico ortopedista especialista em cirurgia da mão também indique medicamentos para complementar o tratamento, como anti-inflamatórios e analgésicos.
Uma outra opção de tratamento é o uso de infiltração com corticoide no local da queixa, principalmente se o problema apresentar resistência. Neste caso, a aplicação será uma ótima forma de tratar a tenossinovite.
Se não houver sucesso nessas tentativas ou houver contraindicações ao tratamento inicial, opta-se pela correção cirúrgica da patologia, que aliás, apresenta elevados índices de satisfação dos pacientes.
De qualquer forma, a escolha do tratamento será feita pelo médico ortopedista especialista em cirurgia da mão, após a avaliação do caso. Por isso, é importante consultá-lo assim que notar algum sintoma característico desse tipo de problema.
Agora conte-nos: você já sofreu com a Tenossinovite de Quervain? Qual foi o tipo de tratamento indicado para o seu caso?
Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e até o próximo post!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico