Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Fratura de Escafóide: o que é?

Atualizado em 15/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O escafóide é um osso que está na região do punho na transição entre o rádio e o restante do punho, é uma peça-chave na mobilização para tudo o que a gente consegue fazer de flexo extensão e desvios laterais, o escafóide é uma peça fundamental para essa mobilização.

Em geral, as fraturas do escafóide acontecem na sua esmagadora, na maioria após trauma com o punho estendido, ou seja, aquela proteção que a gente faz para não bater o rosto em geral leva a esse tipo de lesão, mas também a descrição de outros tipos de lesão como a hiperextensão do punho, determinadas atividades esportivas, quedas de altura, essas são as mais comuns.

Veja também: O que é: Pseudoartrose de Escafóide.

Faça o diagnóstico!

Quando você tem essa lesão, essa suspeita inicial, ou seja, um trauma, uma queda que pode ou não ter a fratura, é sempre importante fazermos um diagnóstico inicial.

Procurar um atendimento médico, fazer exames iniciais, como a radiografia. É importante sempre que houver a suspeita de uma fratura de escafóide fazer o tratamento.

É muito comum nos prontos socorros encontrar médicos que não têm certeza que você tem ou não tem a fratura, mas que tratam de maneira como se fosse. Existe um percentual muito alto de fraturas ocultas nesse tipo de lesão, e a fratura maltratada do escafóide pode levar a lesões muito graves.

Acabam em alguns casos levando a sequelas, como perda de movimento e limitações de força.

Portanto o diagnóstico adequado e o tratamento adequado são fundamentais para essa patologia. Em relação ao tratamento, uma vez diagnosticado então você vai ter, a depender do tipo de fratura, algumas possibilidades que variam desde um tratamento mais simples até um tratamento cirúrgico, dependendo da lesão.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas redes sociais!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico