Fratura de Escafóide: o que é?

Atualizado em: 22/04/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

Início » Fratura de Escafóide: o que é?

O escafóide é um osso que está na região do punho na transição entre o rádio e o restante do punho, é uma peça-chave na mobilização para tudo o que a gente consegue fazer de flexo extensão e desvios laterais, o escafóide é uma peça fundamental para essa mobilização.

Em geral, as fraturas do escafóide acontecem na sua esmagadora, na maioria após trauma com o punho estendido, ou seja, aquela proteção que a gente faz para não bater o rosto em geral leva a esse tipo de lesão, mas também a descrição de outros tipos de lesão como a hiperextensão do punho, determinadas atividades esportivas, quedas de altura, essas são as mais comuns.

Veja também: O que é: Pseudoartrose de Escafóide.

Relacionados ao tema

Faça o diagnóstico!

Quando você tem essa lesão, essa suspeita inicial, ou seja, um trauma, uma queda que pode ou não ter a fratura, é sempre importante fazermos um diagnóstico inicial.

Procurar um atendimento médico, fazer exames iniciais, como a radiografia. É importante sempre que houver a suspeita de uma fratura de escafóide fazer o tratamento.

É muito comum nos prontos socorros encontrar médicos que não têm certeza que você tem ou não tem a fratura, mas que tratam de maneira como se fosse. Existe um percentual muito alto de fraturas ocultas nesse tipo de lesão, e a fratura maltratada do escafóide pode levar a lesões muito graves.

Acabam em alguns casos levando a sequelas, como perda de movimento e limitações de força.

Portanto o diagnóstico adequado e o tratamento adequado são fundamentais para essa patologia. Em relação ao tratamento, uma vez diagnosticado então você vai ter, a depender do tipo de fratura, algumas possibilidades que variam desde um tratamento mais simples até um tratamento cirúrgico, dependendo da lesão.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
2 Comentários
  1. jose

    qual o valor da cirurgia de fixação percutanea do terço médio do escafoidr

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 1 =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.