Início » Lesão da fibrocartilagem triangular: Quais as causas e sintomas?


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046

Atualizado em: 15/09/2020 por Dr. Fernando Moya

Lesão da fibrocartilagem triangular: Quais as causas e sintomas?

A imagem mostra duas mãos. A mão esquerda está segurando o punho da mão direita.
O punho é uma articulação que apresenta flexibilidade e força, pois torna possível a manipulação de objetos delicados ou pesados e uma grande gama de movimentos . É composto por diversas estruturas, entre elas, a fibrocartilagem triangular, que auxilia na estabilização e mobilidade, principalmente de rotação. Porém, alguns determinados traumas, que provocam uma mobilização em torção do punho podem acabar danificando essa região, provocando a chamada lesão da fibrocartilagem triangular, e portanto levando a dor e desconforto ao realizar atividades.

No post de hoje, vamos ajudar você a entender melhor sobre esse tipo de lesão. Continue nos acompanhando!

Principais causas da lesão da fibrocartilagem triangular

Em geral, qualquer tipo de lesão que ocorre devido a um impacto, ou principalmente, por entorses no punho, podem gerar lesões como a da fibrocartilagem triangular. Esportes que utilizam muito o punho, com movimentos rotatórios, por exemplo, também podem provocar este problema.

Outro motivo comum que pode levar a esse tipo de lesão é a queda com o apoio das mãos, uma vez que, em virtude do trauma, o impacto pode desencadear uma instabilidade na estrutura, podendo ocasionar a lesão da fibrocartilagem triangular.

E quais são os sintomas?

Um dos sintomas provocados pela lesão da fibrocartilagem triangular é a dor, causada pelo estiramento da borda ulnar do punho, próximo ao dedo mínimo. Dependendo da gravidade do problema, podem surgir ainda:

  • Limitação do movimento do punho;
  • Inchaço;
  • Fraqueza ao executar alguns movimentos.

E ainda existem sintomas mais leves, que podem passar despercebidos ou serem confundidos com outras doenças. Por isso, é importante que você esteja atento ao sinal de dor nessa região, e consulte o médico ortopedista especialista em cirurgia da mão para investigar os sintomas, concluir o diagnóstico e tratar de maneira adequada.

Vale lembrar que, a realização de exercícios de fortalecimento pode ajudar a prevenir esse tipo de lesão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.