Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Lesão do Ligamento Escafo-semilunar do Punho: o que é e tratamento

Atualizado em 15/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Lesão ligamentar do escafo-semilunar do punho quer dizer exclusivamente que você teve uma lesão de um dos ligamentos do punho que une o escafoide e o semilunar.

Esses dois ossinhos são importantíssimos na dinâmica de movimentos do punho. Portanto, uma ruptura desse ligamento, dependendo da extensão, pode comprometer bastante a mobilidade do punho.

Essas lesões normalmente ocorrem após um trauma, ou seja, uma queda ou entorse e não são tão dolorosas e exageradas.

Tratamento:

Existem as lesões agudas e crônicas, cada uma delas terá uma abordagem um pouco diferente.

Lesões agudas:

Quando a gente pega as lesões agudas, ou seja, as lesões recentes, normalmente são lesões que podem ser parciais ou completas, e dependendo dessas classificações, você pode ter um tratamento mais simples ou um tratamento cirúrgico pra conseguir corrigir essa lesão.

Lesões crônicas:

Nas lesões mais antigas, as crônicas, são lesões que em geral demandam uma cirurgia corretiva. A chance de essa lesão crônica cicatrizar por si só, normalmente não existe.

Existe uma cirurgia que se faz pra corrigir que tem uma analogia muito próxima a lesão do cruzado anterior do joelho, ou seja, é uma lesão que vai precisar muitas vezes de um enxerto, de um procedimento de fixação, etc.

Veja também: Lesão ligamentar do Polegar: o que é e tratamento.

Resumidamente, a lesão do ligamento escafo-semilunar, normalmente é uma lesão traumática, depende de uma entorse ou queda. É superimportante nessas lesões fazer o diagnóstico precoce, porque quanto antes você age, melhor são os resultados Se for uma lesão eventualmente crônica, normalmente vai necessitar de uma correção cirúrgica para que evite maiores desdobramentos ou maiores desgastes do punho.

O que achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico