Lesão do Ligamento Escafo-semilunar do Punho: o que é e tratamento

Atualizado em: 25/03/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

Início » Lesão do Ligamento Escafo-semilunar do Punho: o que é e tratamento

Lesão ligamentar do escafo-semilunar do punho quer dizer exclusivamente que você teve uma lesão de um dos ligamentos do punho que une o escafoide e o semilunar.

Esses dois ossinhos são importantíssimos na dinâmica de movimentos do punho. Portanto, uma ruptura desse ligamento, dependendo da extensão, pode comprometer bastante a mobilidade do punho.

Essas lesões normalmente ocorrem após um trauma, ou seja, uma queda ou entorse e não são tão dolorosas e exageradas.

Tratamento:

Existem as lesões agudas e crônicas, cada uma delas terá uma abordagem um pouco diferente.

Lesões agudas:

Quando a gente pega as lesões agudas, ou seja, as lesões recentes, normalmente são lesões que podem ser parciais ou completas, e dependendo dessas classificações, você pode ter um tratamento mais simples ou um tratamento cirúrgico pra conseguir corrigir essa lesão.

Relacionados ao tema

Lesões crônicas:

Nas lesões mais antigas, as crônicas, são lesões que em geral demandam uma cirurgia corretiva. A chance de essa lesão crônica cicatrizar por si só, normalmente não existe.

Existe uma cirurgia que se faz pra corrigir que tem uma analogia muito próxima a lesão do cruzado anterior do joelho, ou seja, é uma lesão que vai precisar muitas vezes de um enxerto, de um procedimento de fixação, etc.

Veja também: Lesão ligamentar do Polegar: o que é e tratamento.

Resumidamente, a lesão do ligamento escafo-semilunar, normalmente é uma lesão traumática, depende de uma entorse ou queda. É superimportante nessas lesões fazer o diagnóstico precoce, porque quanto antes você age, melhor são os resultados Se for uma lesão eventualmente crônica, normalmente vai necessitar de uma correção cirúrgica para que evite maiores desdobramentos ou maiores desgastes do punho.

O que achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 12 =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.