Início » Lesão dos tendões flexores


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 25/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Lesão dos tendões flexores 

O que são os tendões flexores:

Os tendões flexores basicamente são os tendões que nos ajudam a fazer os movimentos de dobra. Quando a gente está falando de cirurgia de mão, os principais tendões afetados são as lesões dos tendões flexores dos dedos.

Obviamente, na nossa área também tem incluso as áreas de lesões do tendão flexor do punho e que também se encontram nessa região, porém, o mais comum do nosso dia a dia são as lesões nos tendões flexores.

 

 

Anatomia:

Vale lembrar que na anatomia cada dedo tem dois tendões flexores: o tendão flexor superficial, que faz a flexão da interfalangeana proximal e tem o tendão flexor profundo que faz a flexão da parte final do dedo. Então, dependendo da lesão você pode ter um comprometimento parcial da mobilidade ou uma lesão total da mobilidade.

 

Localização e tratamento:

Outro fator que determina a gravidade do problema é a localização dessa lesão.

Existem as lesões mais distais que são mais próximas da ponta do dedo, as lesões que estão mais centradas no corpo do dedo, as lesões que estão mais centradas na palma da mão e as lesões que estão centradas no antebraço.

Podemos dizer que as lesões que estão mais no centro da mão são tecnicamente as mais difíceis de contornar. As lesões dependem do tipo de lesão e localização para definirmos qual é o melhor tratamento.

Em geral, se há uma lesão mais extensa onde tem uma impotência funcional, ou seja, limitação de movimentação, é bem provável que a gente tenha que fazer algum procedimento cirúrgico para corrigir.

Veja também: Lesões que levam à cirurgia de mão.

Então, se pintou alguma lesão cortante, apareceu algum acidente que impossibilitou a mobilização adequada do dedo, não deixe de procurar um pronto atendimento ou especialista na área, para poder fazer uma avaliação mais cuidadosa e entender se o seu caso realmente se trata de uma lesão de tendões e se necessitará ou não de reparo cirúrgico.

2 Comentários

  1. Meu nome Antônio Fraga Melo.

    Fiz duas cirurgias no tendão do meu dedo indicador, não deu um bom resultado, ainda fiquei com sequela a cabeça do dedo ficou torta na real ficou pior, agora querem fazerem outra cirurgia, no mesmo dedo mas fico pensando se não adiantar nada, eu gostariam de ter um parecer dum proficional.

    Responder
    • Dr. Fernando Moya

      Bom dia

      Que tipo de lesão inicial ocorreu? Isso é muito importante quando se trata de lesões tendinosas da mão. Uma lesão de tendões flexores, em alguns setores da mão / dedos são de difícil solução e podem levar a várias cirurgias para corrigir. Algumas lesões de extensores são mais simples e causam menos trabalho. Portanto para responder com convicção à pergunta seria importante uma avaliação clínica. Fico à disposição.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + dezenove =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.