Lesões da unha: o que são e tratamentos

Quem nunca sofreu um acidente que machucou a ponta dos dedos, quem nunca prendeu a ponta do dedo na janela ou na porta do carro? Esse é um acidente extremamente comum e nos prontos-socorros é muito frequente.

 

O que são as lesões da unha?

As lesões da unha são disparadas uma das lesões que mais encontramos no dia a dia de um pronto-socorro.

As lesões variam desde contusões do leito mundial, que nada mais é do que aquele roxo que aparece, até as lesões mais profundas associadas às fraturas do osso que chamamos de falange distal.

 

Tratamento:

Dependendo do tipo de lesão e da intensidade do trauma, podemos ter até uma lesão mais extensa, precisando necessitar às vezes de um reparo mais específico.

 

Lesões simples:

Na maioria dos traumas, a gente entende que são de evolução simples, cuidados locais podem ser suficientes.

Sempre recomendamos aquele kit básico de gelo, anti-inflamatório e analgésico, mas se for uma lesão um pouco mais extensa, um hematoma mais abrangente, seria interessante uma avaliação em um pronto atendimento para excluir lesões mais graves.

 

Lesões graves:

Falando de lesões mais graves, a gente tem casos onde precisa fazer um reparo do leito ungueal que é a camada logo abaixo do que a gente vê da unha propriamente dita.

Em alguns casos, também há a necessidade de repor a unha ou fazer uma substituição utilizando um material sintético, não é muito difícil de acontecer, depende da intensidade do trauma.

Veja também: Lesões que levam à cirurgia de mão.

Então, qual é a mensagem? A pancada é comum e frequente, as lesões mais simples são predominantes. Na dúvida de uma lesão mais extensa, não deixe de procurar um atendimento mais específico, porque às vezes a lesão pode passar despercebida e causar deformidades e dor, fique atento.

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Share This
WhatsApp Agende sua consulta