Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Lesões da unha: o que são e tratamentos

Atualizado em 24/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Quem nunca sofreu um acidente que machucou a ponta dos dedos, quem nunca prendeu a ponta do dedo na janela ou na porta do carro? Esse é um acidente extremamente comum e nos prontos-socorros é muito frequente.

O que são as lesões da unha?

As lesões da unha são disparadas uma das lesões que mais encontramos no dia a dia de um pronto-socorro.

As lesões variam desde contusões do leito mundial, que nada mais é do que aquele roxo que aparece, até as lesões mais profundas associadas às fraturas do osso que chamamos de falange distal.

Tratamento:

Dependendo do tipo de lesão e da intensidade do trauma, podemos ter até uma lesão mais extensa, precisando necessitar às vezes de um reparo mais específico. 

Lesões simples:

Na maioria dos traumas, a gente entende que são de evolução simples, cuidados locais podem ser suficientes.

Sempre recomendamos aquele kit básico de gelo, anti-inflamatório e analgésico, mas se for uma lesão um pouco mais extensa, um hematoma mais abrangente, seria interessante uma avaliação em um pronto atendimento para excluir lesões mais graves. 

Lesões graves:

Falando de lesões mais graves, a gente tem casos onde precisa fazer um reparo do leito ungueal que é a camada logo abaixo do que a gente vê da unha propriamente dita.

Em alguns casos, também há a necessidade de repor a unha ou fazer uma substituição utilizando um material sintético, não é muito difícil de acontecer, depende da intensidade do trauma.

Veja também: Lesões que levam à cirurgia de mão.

Então, qual é a mensagem? A pancada é comum e frequente, as lesões mais simples são predominantes. Na dúvida de uma lesão mais extensa, não deixe de procurar um atendimento mais específico, porque às vezes a lesão pode passar despercebida e causar deformidades e dor, fique atento.

O que achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!

Compartilhe!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico