Luxação de dedos: o que é e tratamento

Atualizado em: 22/04/2021 por Dr. Fernando Moya -CRM 112046

3 minutos

[wpseo_breadcrumb]

O que é

luxação de dedos é o que a gente vê com frequência, como o deslocamento da articulação, ou seja, a luxação não é uma contusão ou uma lesão tão simples, a luxação é um pouco mais grave.

Em geral, para isso ocorrer, existe a necessidade de uma lesão de pelo menos um ou dois ligamentos que são bastante fundamentais para a estabilização da articulação.

Primeira coisa é desmistificar que a luxação é só algo simples, isso não existe, é uma lesão séria e que para os padrões da articulação é bastante grave.

Tratamento

Existem alguns tratamentos muitas vezes simples, como a redução, ou seja, colocar de volta no lugar com manobras mais simples, porém, existem mais complicadas, às vezes associadas com fraturas ou outros tipos de lesões que requerem algum procedimento cirúrgico para corrigir.

Então, se você teve algum acidente e ocorreu uma deformidade mais acentuada, procure um pronto atendimento.

Temos um pouco de receio de falar para puxar o dedo e colocar no lugar, pois dependendo da lesão você pode estar criando um segundo problema em cima deste.

A orientação que nós fazemos sobre a cirurgia de mão é que na eventualidade de uma lesão com deformidade muito acentuada, não tente reduzir, procure o pronto atendimento.

Só para complementarmos, a maioria das lesões de dedo acaba sendo necessária apenas a redução e isso costuma ser suficiente, as necessidades cirúrgicas não são muito frequentes.

Veja também: Lesões que levam à cirurgia de mão.

É uma patologia que costuma evoluir bem, porém o tempo de recuperação às vezes é um pouco prolongado. Já vai se acostumando com a ideia de que a reabilitação será necessária e a funcionalidade vai retomando aos poucos.

O que achou do vídeo de hoje? Deixe seu comentário!

 

Sobre o Autor

Sou Fernando Munhoz Moya Ortopedista CRM 112046 graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2003.
0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − três =

Últimos Posts

Doença de Preiser

Doença de Preiser

A Doença de Preiser é muito rara e não se sabe qual sua causa, por isso o tratamento não é único, precisa ser diagnosticado caso a caso. Veja o que o Dr. Fernando Moya tem a dizer.

ler mais
× Agendar Consulta.