Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Moléstia de Quervain: como tratar?

Atualizado em 14/06/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A Moléstia de Quervain, chamada também de Tenossinovite de Quervain, é uma doença causada por uma inflamação dos tendões responsável por alguns movimentos do dedo polegar. A doença causa dores, inchaço e dificulta os movimentos do indivíduo devido à inflamação.

Continue lendo para saber mais informações sobre a doença, e qual a melhor forma de tratamento, de acordo com o médico especialista em mãos.

Ao fundo da imagem, há uma representação gráfica de uma mão com moléstia de quervain.
Moléstia de Quervain: como tratar? 2

Principais sintomas de Moléstia de Quervain

principal sintoma de Moléstia de Quervain é a dor, que tem início na base do polegar, e que pode se estender até o antebraço. Por conta de toda essa extensão dolorosa, algumas vezes, o indivíduo acaba não conseguindo identificar exatamente onde a dor começa.

Quando o atrito entre os tendões já se tornou expressivo demais, os movimentos poderão emitir ruídos, algo denominado como crepitação. Também é possível ocorrer inchaço na borda lateral do punho (prolongamento do polegar), e dificuldade para movimentar o dedo.

A doença é muito mais comum em pessoas adultas, na faixa dos 30 aos 50 anos de idade, sendo que as mulheres são dez vezes mais afetadas do que os homens, nessa mesma faixa etária.

Como tratar a Moléstia de Quervain?

Primeiramente, para tratar uma doença como a Moléstia de Quervain, será preciso abster a articulação dos movimentos e atividades que fazem com que o problema ocorra. Desta forma, é recomendado então o repouso do indivíduo, e em alguns casos, o uso de imobilizadores de polegar e punho, que possam poupar a região inflamada.

A fisioterapia também é um método muito eficaz para tratar o problema. Ela ajuda a aliviar a inflamação e os sintomas. Para complementar pode ser necessário associar medicamentos para alívio dos sintomas. Geralmente, são indicados medicamentos com princípios ativos analgésicos e anti-inflamatórios.

O uso de corticoide, muitas vezes, será necessário também, quando o problema apresentar maior resistência, ou por uma decisão terapêutica. Nesse caso, a aplicação local (infiltração) é uma excelente pedida, obviamente em casos selecionados.

Quando o quadro do paciente se agrava, e existe um comprometimento severo de suas atividades diárias, o médico poderá indicar uma cirurgia, para devolver a mobilidade para os tendões, sendo uma cirurgia relativamente simples e com poucos riscos.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 11 / 22
A fratura exposta, conceitualmente, é qualquer fratura que exista na mão e tenha algum ponto de continuidade do meio exterior com o meio interno. Neste post, falaremos sobre seus tipos de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 26 / 04 / 21
A Carpectomia Proximal é uma cirurgia agressiva, que visa devolver o movimento para o punho. Veja o vídeo completo sobre a cirurgia e como ela atua.
Ler Mais
1 2 3 21
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico