Hoje iremos explicar as diferenças entre as neuropatias e as tendinopatias.
Hoje iremos explicar algumas diferenças que surgem entre os conceitos das síndromes neuropáticas e as tendinopatias e o que cada uma casa, pois esta nomenclatura pode acabar confundindo as pessoas.
Iremos dividir mais ou menos essas duas grandes alterações por sintomas. Continue nos acompanhando!
Quando falamos de alterações neurológicas ou síndromes neuropáticas, estamos pensando nas afecções ou alterações que acometem os nervos e da nossa área de cirurgia de mão, geralmente são os nervos que estão presentes e fazem as funcionalidades da mão, o que normalmente a gente vai observar como coisa mais frequente são as alterações como:
Então, todas essas alterações, normalmente, fazem conexão direta com as alterações neurológicas, ou seja, a gente está falando quando tem essas alterações, muito da parte neuropática.
Quando falamos, por exemplo, da síndrome do túnel do carpo, da síndrome do túnel cubital ou das infecções que acometem as vezes o nervo sensitivo radial, ou até mesmo o próprio nervo ulnar, estaremos falando muito das alterações de sensibilidade, do formigamento, de dormência e podem ou não estarem atrelados à dor, inchaço e sintomas secundários.
Quando pensamos na alterações de tendinopatia, a gente tem um sintoma predominante que é a dor. Dor, inchaço, coisas que na neuropática acabando sendo mais secundárias, são mais comuns.
Muitas vezes são dores que seguem os trajetos dos tendões, então você normalmente vê sintomas que se irradiam por trechos mais longos, às vezes que não ficam só na mão mas podem correr para o antebraço. Às vezes quando você tem tendinopatia de dedos existem características específicas, como limitação de mobilidade, você tem muitas vezes travamento dos dedos, isso também está dentro dessas possibilidades de tendinopatia.
Então, resumidamente, quando falamos de síndromes neuropáticas, ou seja, quando falamos de afecções e alterações nos nervos, nós vamos, primordialmente, buscar as alterações que fazem sentido na questão da formigamento, na dormência e na alteração da sensibilidade. Quando vamos buscar mais as alterações das partes das tendinopatias, o primordial é dor, inchaço e limitação de mobilidade.
Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e nos sigam em nossas redes sociais para outras informações relevantes da cirurgia de mão..
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico