Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Hipermobilidade Articular nos Dedos. Existe tratamento?

Tempo de leitura: 3 min.

A hipermobilidade articular é uma condição em que as articulações são mais flexíveis do que o normal, podendo ser uma característica individual ou estar relacionada a doenças subjacentes.

https://youtu.be/LhKODiALSXE

Neste post, explicaremos as características da hipermobilidade articular e os cuidados ao investigar. Confira!

O que é a hipermobilidade articular?

A hipermobilidade articular são as articulações que são mais móveis do que o que a gente observa na população em geral. Essa característica pode ser individual do paciente ou pode ser secundária a algumas doenças de base. 

Isso não é exatamente um problema, mas sim, uma característica (do ponto de vista prático) das questões congênitas e da formação individual. Obviamente que se isso tem uma correlação com outros problemas, como Ehlers-Danlos ou outras doenças do colágeno, aí é uma coisa que deve ser tratada com a sua especificidade.

Mas em geral, as pessoas que têm uma hipermobilidade acabam tendo, obviamente, uma maior permissividade articular, que em último estágio na verdade favorece algumas coisas que podem parecer outros problemas.

Diagnóstico

Há uma necessidade de um olhar atento a alguns tipos de pacientes que podem trazer alguma confusão em relação a alguns diagnósticos.

Um exemplo, que não é incomum, é de um paciente que apresenta às vezes com uma lesão do tendão extensor final, que a gente chama de dedo em martelo. O dedo em martelo, em tese, você vai ter uma deformidade em flexão do dedo, e a depender da cronicidade dessa lesão, você pode ter uma deformidade secundária provocada na articulação abaixo, que fica uma espécie de uma barriguinha.

Agora, se o paciente já tem uma hipermobilidade articular, a própria lesão inicial pode provocar uma acentuação dessa articulação, e portanto, se você não estiver atento ou se de repente você não comparar a lesão com a sua mão que não se machucou, você pode achar um problema mais sério do que ele realmente é.

Então, o detalhe que a gente discute em relação à hipermobilidade é sempre em relação a essas lesões tendinosas, essas lesões que às vezes podem ser mais simples e que às vezes a apresentação clínica fica uma coisa mais puxada para uma coisa mais grave. 

Uma dica para quem está em duvida, é comparar com o lado que teoricamente não se machucou, para ver se existe uma diferença muito discrepante entre ambos os dedos, para então prestar mais atenção e procurar um atendimento se caso houver essa deformidade acentuada, ou realmente se for uma coisa que é natural, uma coisa que é própria dele, meio que aceitar que é isso aí.

Conclusão

Então, a hipermobilidade ligamentar na verdade não é um problema, é uma característica e que a gente só deve ficar prestando atenção realmente em casos específicos, em alguns tipos de lesão onde essa hipermobilidade pode aparentar uma lesão mais grave, mas sempre a gente tem que ser bem atento e prestar muita atenção, principalmente no lado não machucado.

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 17 / 11 / 22
As diferenças de conceito entre as neuropatias e as tendinopatias podem muitas vezes serem confundidas. Neste post, iremos falar sobre suas diferenças de sintomas. Acompanhe!
Ler Mais
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico