Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

O que é a lesão ligamentar do polegar e como tratar?

Atualizado em 11/06/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A lesão do ligamento colateral ulnar do polegar é um problema de origem traumática, que ocorre quando o ligamento entre a base do dedo polegar e o primeiro metacarpo, é afetado.

Assim sendo, a lesão deste ligamento acaba causando uma grave incapacidade para o indivíduo realizar suas atividades diárias, devido a uma instabilidade articular. E com isso, a capacidade de segurar objetos acaba se perdendo.
No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a lesão ligamentar do polegar, bem como sua forma de tratamento. Continue nos acompanhando!

A imagem mostra uma mão fazendo o joinha, ou seja, o polegar está estendido e os outros quatro dedos estão dobrados para dentro da palma.
O que é a lesão ligamentar do polegar e como tratar? 2

Quais os sintomas?

Antes de falarmos como a lesão ligamentar do polegar pode ser tratada, vamos citar os principais sintomas que podem indicá-la. Devido à instabilidade, onde a articulação estará mais móvel do que deveria, sem uma restrição necessária para executar o movimento, podem surgir sintomas como:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Limitação da mobilidade;
  • Sensação de falseio da articulação.

Diagnóstico da lesão ligamentar do polegar

Também é importante ressaltarmos como é feito o diagnóstico deste tipo de lesão. Em geral, além de o exame físico constatar a instabilidade interna do polegar, o médico ortopedista especialista em cirurgia da mão pode indicar outras modalidades de exames auxiliares.

raio-x simples não definirá o diagnóstico. Porém, poderá ajudar a excluir outras possibilidades, como por exemplo, pequenas fraturas que podem evoluir apresentando os mesmos sintomas.

Também pode ser necessário outros exames subsidiários, como ultrassom ou ressonância. Muitas vezes, a ressonância magnética fornece um diagnóstico com mais precisão, ou seja, mais detalhado.

E como funciona o tratamento?

Em algumas lesões ligamentares do polegar, pode existir uma barreira entre as pontas do ligamento rompido, proveniente de uma camada de tecido chamada de aponeurose do adutor, localizada na região. Desta forma, haverá uma dificuldade na cicatrização, por haver uma interposição entre as duas partes. Entretanto, há como tratar a lesão.

O tratamento depende muito do grau da lesão. Por exemplo, se ela for incompleta, ou não apresentar a interposição que falamos anteriormente, ela pode receber um tratamento conservador, com imobilização feita com órtese de posicionamento do polegar.

Já a lesão que apresenta instabilidade e possivelmente a interposição – conhecida como lesão de Stener – precisará de tratamento cirúrgico, para a reconstrução ou reparo do ligamento.

Posteriormente, o paciente é habitualmente submetido a sessões de fisioterapia, para recuperação da função, força e movimentos.

Se você já sofreu com a lesão ligamentar do polegar, e precisou interromper suas atividades diárias, conte-nos como procedeu, e se o tratamento teve resultado positivo. Não esqueça de compartilhar o conteúdo!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico