O que é Rizartrose?

Atualizado em: 23/02/2021 por Dr. Fernando Moya

7 minutos

A imagem mostra uma mão segurando um dedão e destacando em vermelho o dedão.

Início » O que é Rizartrose?

Rizartrose é um desgaste que ocorre na base do polegar, na articulação entre o trapézio e o primeiro metacarpiano, ou seja, na borda, próximo ao polegar.

O que é Rizartrose?

Rizartrose grosseiramente é um desgaste acontece na base do polegar, na articulação entre o trapézio e o primeiro metacarpiano, ou seja, é nesta borda, próximo ao polegar.

E esse desgaste tem primariamente dois motivos:

1º – existem as Rizartroses, os desgastes primários, que a gente diz que são processos degenerativos próprio do corpo, ou seja, o próprio passar do tempo, o próprio desgaste natural do corpo, pode gerar esse tipo de situação.

2º – existem as Rizartroses causadas secundárias a um acidente, existe um trauma, existe uma lesão ligamentar, existe uma fratura que não cicatrizou de uma maneira adequada e isso pode levar também a uma Rizartrose secundária.

Relacionados ao tema

Qual exame detectar a Rizartrose?

Normalmente se você tem um estágio mais avançado da doença, ela acaba sendo um pouco mais óbvia no exame físico. Então você começa a notar uma deformidade, principalmente na região da base do polegar começa a criar, as pessoas falam, parece um calo, parece que tem algum inchaço aqui na região e que realmente começa a ter algumas alterações justamente nesse setor.

As lesões que são mais antigas, pela radiografia, a gente consegue muitas vezes a fazer o diagnóstico.

Às vezes quando o paciente tem só uma lesão Inicial, ou seja, uma dor num quadro mais inicial, às vezes vai precisar de um exame um pouquinho mais sofisticado, como uma tomografia ou ressonância para poder fazer a detecção.

Quais são os tratamentos da Rizartrose?

E grosseiramente falando do tratamento a gente vai ter os casos onde a gente vai focar mais no tratamento conservador.

Na verdade, o que é esse tratamento conservador?

São métodos de reabilitação, como terapia ocupacional ou a fisioterapia, a proteção ou uso de imobilizadores temporários, o uso de medicações que são chamados de condoprotetores e eventualmente uma coisa mais adjunta, por exemplo um medicamento de aplicação tópica, às vezes pode agregar uma acupuntura. Isso tudo visando a estabilização do controle de dores do paciente.

O outro grupo de tratamento a gente vai focar o tratamento cirúrgico, ou seja, essa é uma patologia que não tem muito meio termo, infelizmente, ou a gente vai optar por um caminho mais simples ou vai optar pelos caminhos cirúrgicos.

E mesmo fazendo tratamento, às vezes você vai ter períodos de recidiva, ou seja, vai ter uma intensidade maior de dor, às vezes vai ter um arrefecimento, uma diminuição do processo doloroso, mas muitos pacientes com tratamento conservador acabam ficando estáveis, ou seja, acabam diminuindo o desconforto, a dor e acabam tendo uma certa satisfação com o tratamento mais simples.

Nos casos onde essa melhora não acontece, a gente acaba indicando a cirurgia.

Saiba que esse problema é relativamente comum em um consultório de Cirurgia de Mão.

Se você tem alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!

Dr. Fernando Moya

Sobre o autor

Dr. Fernando Moya CRM 112.046/SP graduado em Ortopedia, Cirurgia de Mão.

 GoogleMyCitations

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 6 =

Dr. Fernando Moya

Sobre o autor

Dr. Fernando Moya CRM 112.046/SP graduado em Ortopedia, Cirurgia de Mão.

 GoogleMyCitations

Como tratar o Cisto Sinovial? | Dr. Fernando Moya
Entorse do dedo polegar: sintomas e tratamento | Dr. Fernando Moya
Síndrome do túnel do carpo: qual médico trata | Dr. Fernando Moya

Últimos Posts

Os Metacarpos e as suas Lesões

Os Metacarpos e as suas Lesões

Você sabia que existem duas formas de solucionar as fraturas do metacarpo? Isso vai depender da fratura, se ela é mais ou menos instável. Assista ao vídeo com as explicações do Dr Fernando Moya, médico ortopedistas, especialista em cirurgia de mãos.

× Agendar Consulta.