Dr. Fernando Moya
Dr. Fernando Moya

Paralisia do ciclista: o que é e como tratar

Atualizado em 15/06/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Um dos problemas mais comuns entre os ciclistas é a dormência nas mãos, que também pode ser chamada de paralisia do ciclista. Ao contrário do que muitos imaginam, as mãos são as partes do corpo que mais sofrem pressão ao realizar o exercício de pedalar, justamente devido ao peso que é colocado sobre elas, apenas ao segurar o guidão.

A paralisia do ciclista, ou dormência nas mãos, ocorre em um dos nervos principais, o nervo ulnar. Esse é um nervo importante, pois passa por uma espécie de túnel ou canal, chamado de Guyon, responsável pela sensibilidade dos dedos mínimos e anelares, mas também por parte dos movimentos da mão.

É claro que essa sensação de dormência não é uma lesão que ocorre apenas em praticantes de ciclismo, pois pode surgir também devido a traumas na região, tumores ou até na prática de outros esportes. Mas, os ciclistas possuem uma forte tendência em ter esse tipo de problema.

Ao fundo da imagem, há um ciclista com sua bike.
Paralisia do ciclista: o que é e como tratar 2

Principais sintomas da paralisia do ciclista

Entre os principais sintomas destacam-se a dormência e o formigamento na palma da mão e nos dedos, que se concentra no dedo mínimo e no anelar. Muitas vezes, pode acontecer de a dor desaparecer conforme o exercício for chegando ao fim, ou melhore quando o indivíduo balançar a mão ou alternar a posição no guidão.

Mas, caso os sintomas persistam por dias e até meses, no decorrer do tempo, é importante que o paciente procure atendimento imediato, principalmente quando notar a volta de todos esses sinais.

Tratamento para paralisia do ciclista

O tratamento para dormência nas mãos, geralmente, é realizado quando os sintomas persistem mesmo com o repouso. São indicados, então, medicamentos anti-inflamatórios e outras possibilidades incluem o uso de suplementação de algumas vitaminas visando a neuroregeneração , e pode ser que o médico especialista em mãos sugira o uso da proteções e sessões de reabilitação para que as mãos recuperem suas atividades normais.

O paciente também precisa ter alguns cuidados específicos, para evitar que essa paralisia retorne. Além disso, vale tentar alternar a posição das mãos no guidão durante o exercício.

Veja também: Bicicleta e dores no Punho.

Existem também algumas outras maneiras de evitar os sintomas de dormência nas mãos, como por exemplo, o uso de luvas com proteção acolchoada, e procurar sempre utilizar bicicletas do tamanho correto, ou seja, que contenham ajustes apropriados para a altura e habilidades do ciclista.

O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário!

Compartilhe!

Dr. Fernando Moya
CRM: 112.046/SP
RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Médico Ortopedista Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo.
Fiz residência em ortopedia e traumatologia e aprofundei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 06 / 23
A rizartrose é uma forma de artrose que afeta a articulação da base do polegar, causando dor e dificuldade de movimento. Embora seja comum em pessoas mais velhas, também pode ocorrer devido a traumas anteriores. Neste post, falaremos sobre a dor na base do polegar, explorando a possibilidade de rizartrose como uma das causas, além de outras condições e opções de tratamento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 08 / 06 / 23
A luxação de dedos é uma lesão grave caracterizada pelo deslocamento da articulação e a ruptura dos ligamentos, requerendo tratamento médico imediato e cuidados específicos para recuperação adequada. Neste post, vamos falar sobre a luxação de dedos, suas características, tratamento e a importância de buscar atendimento médico adequado. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 68
Dr. Fernando Moya
Graduado em Medicina pela FMUSP, especializei-me em Cirurgia de Mão e Microcirurgia também no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Dr Fernando Moya CRM 112.046
Ortopedista Especializado em Cirurgia de Mão
Av. República do Líbano, 1008
Ibirapuera – São Paulo
CEP 04502-001
R. Cardoso de Almeida 1051
Perdizes – São Paulo
CEP 05013-001
Siga nas Redes
Última atualização: 01/11/2023 às 16:28

Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.

Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia

Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico