Início » Pseudoartrose de escafoide: causas e tratamento


A imagem mostra o Dr. Fernando Moya olhando para a câmera, sorrindo e de braços cruzados.Dr. Fernando Munhoz Moya
 GoogleMyCitations 
CRM: 112.046
Atualizado em: 24/08/2020 por Dr. Fernando Moya

Pseudoartrose de escafoide: causas e tratamento

A pseudoartrose de escafoide é a falha da cicatrização óssea de um dos ossos específicos do punho, que é o escafoide. Em geral, essa falha tem conceitualmente duas principais causas.

Causas da pseudoartrose de escafoide

Fator biológico

A primeira é o fator biológico, ou seja, o escafoide tem por natureza um déficit de suprimento sanguíneo.

Para quem precisa cicatrizar e tratar uma lesão, o aporte sanguíneo é fundamental para promover esse tipo de reparo. Caso o paciente tenha certo déficit e limitação, essa área fica mais sujeita a não ter sucesso na cicatrização.

Deficiências de estabilização

A outra causa são as deficiências de estabilização, ou seja, quando temos uma fratura e ela não está bem posicionada ou bem alinhada, essa fratura sofre para poder cicatrizar e isso também pode levar a pseudoartrose.

Tratamento da pseudoartrose de escafoide

Uma vez que você constatou a pseudoartrose, terá que abordar um desses dois temas ou ambos em uma mesma atacada.

A depender do formato do escafoide ou do tipo de deficiência que ele apresentou, a gente pode optar por estabilizações simples, por exemplo, um parafuso intramedular ou um enxerto dentro do osso do escafoide pode ser suficiente para criar estabilidade e promover a cicatrização.

Em casos onde o aporte sanguíneo for muito prejudicado, há necessidade de uma enxertia um pouco mais complexa envolvendo a microcirurgia, ou seja, levar o enxerto com o aporte sanguíneo dentro desse enxerto.

Resumidamente, existem as pseudoartroses causadas por falha da estabilidade e por falha biológica, ou seja, por falta do aporte adequado de suprimento sanguíneo. Em cada caso será utilizado táticas diferentes para solucionar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − doze =

dr fernando moya assinatura

Por Dr. Fernando Moya.

 

CRM 112046

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Especialização em cirurgia da mão e microcirurgia também pelo Hospital da FMUSP.

faixa-dr fernando moya-300x2

 

Fale Conosco

× Agendar Consulta.