A pseudoartrose de escafoide é a falha da cicatrização óssea de um dos ossos específicos do punho, que é o escafoide. Em geral, essa falha tem conceitualmente duas principais causas.
A primeira é o fator biológico, ou seja, o escafoide tem por natureza um déficit de suprimento sanguíneo.
Para quem precisa cicatrizar e tratar uma lesão, o aporte sanguíneo é fundamental para promover esse tipo de reparo. Caso o paciente tenha certo déficit e limitação, essa área fica mais sujeita a não ter sucesso na cicatrização.
A outra causa são as deficiências de estabilização, ou seja, quando temos uma fratura e ela não está bem posicionada ou bem alinhada, essa fratura sofre para poder cicatrizar e isso também pode levar a pseudoartrose.
Uma vez que você constatou a pseudoartrose, terá que abordar um desses dois temas ou ambos em uma mesma atacada.
A depender do formato do escafoide ou do tipo de deficiência que ele apresentou, a gente pode optar por estabilizações simples, por exemplo, um parafuso intramedular ou um enxerto dentro do osso do escafoide pode ser suficiente para criar estabilidade e promover a cicatrização.
Em casos onde o aporte sanguíneo for muito prejudicado, há necessidade de uma enxertia um pouco mais complexa envolvendo a microcirurgia, ou seja, levar o enxerto com o aporte sanguíneo dentro desse enxerto.
Resumidamente, existem as pseudoartroses causadas por falha da estabilidade e por falha biológica, ou seja, por falta do aporte adequado de suprimento sanguíneo. Em cada caso será utilizado táticas diferentes para solucionar.
O que achou do vídeo de hoje? Compartilhe e deixe seu comentário!
Atenção: O site fernandomoya.com.br/ apresenta informações de qualidade sobre ortopedia, traumatologia e cirurgia de mão, para orientação de todos. Porém não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados em consulta médica.
Dr. Fernando Moya Ortopedista de Cirurgia de Mão | CRM: 112.046/SP | RQE 103665 - Ortopedia e Traumatologia
Direitos reservados 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico